As pilhas podem vazar ou simplesmente deixar escapar gases que são altamente corrosivos e que acabam por atacar os componentes do aparelho que devem ser alimentados. O estado lamentável em que encontramos lanternas que não podem ser recuperadas mostram o que é capaz de fazer a substância corrosiva do interior de uma pilha. No caso de aparelhos eletrônicos, quando ocorre um vazamento, o principalmente componente afetado é o suporte de pilhas. Formando uma capa de sulfato ou óxido sobre os contactos, que isola a corrente, as pilhas não mais conseguem fazer contacto com o suporte e o aparelho deixa de funcionar. Se bem que a melhor solução seja a troca do suporte e existam casos em que essa é a única solução, o técnico pode tentar uma recuperação. Para isso, raspe com um canivete ou lâmina afiada os contactos do suporte de pilhas até tornar visível o metal brilhante dos contactos.
Figura 1 – Limpando os contatos de um suporte de pilhas com uma lâmina afiada.
Limpe com algodão embebido em álcool todos os vestígios da substância corrosiva que estejam no plástico no suporte e que são de coloração marrom.
Esta substância se mantém ativa por muito tempo e mesmo com pilhas novas sua ação corrosiva se mantém, daí a necessidade dela ser removida totalmente.