Esta fonte é indicada para a alimentação de cargas de pequenas correntes (até 30 mA) que exijam alimentação de até 12 V. Como a fonte não é isolada da rede de energia ela não é recomendada para aplicações em que exista a possibilidade de contacto com as partes vivas.
A tensão de saída é dada pelo diodo zener D3 que, no caso, tem uma tensão de 6,2 V. Veja a indicação do voltímetro ligado na saída do circuito da figura abaixo. Esta indicação é para o circuito sem carga, observando-se que quedas de tensão serão observadas com correntes maiores do que as máximas previstas.
O capacitor C1 deve ser alterado para 470 nF se a rede for de 220 V. Sua tensão de trabalho deve ser de pelo menos 200 V se a rede for de 110 V e pelo menos 350 V se a rede for de 220 V. Devem ser utilizados tipos despolarizados, preferivelmente de poliéster. A filtragem é dada por C2 que pode ter seu valor alterado.
O Ripple deste circuito é mostrado na figura abaixo.
Observe que este ripple é visualizado com o osciloscópio ajustado em AC para 500 mV por divisão, o que dá um valor aproximado de 200 mV. Uma redução deste ripple é obtida aumentando-se C2.
A simulação para esta circuito no Multisim pode ser baixada clicando aqui, assim como a Net list caso o leitor deseje fazer a simulação em outro software.