A On semiconductor (www.onsemi.com) que assumiu a linha de semicondutores da Motorola, tem no seu application note 876/D uma grande quantidade de circuitos para controles de motores de passo e controles de motores de corrente contínua, como o que apresentamos aqui.

O circuito utiliza transistores de efeito de campo de potência (Power MOSFETs) e comutando dois a dois esses transistores, determina o sentido de circulação da corrente no motor.

Conforme o sentido de circulação dessa corrente o motor gira num sentido ou em outro.

Para impedir que dois transistores de um mesmo ramo conduzam ao mesmo tempo, o que levaria o circuito a um estado de curto, existe uma lógica apropriada, proporcionada por circuitos integrados CMOS convencionais.

Essa lógica também possibilita a desativação do circuito e como é compatível com a entrada de outras lógicas possibilita o interfaceamento do circuito com microcontroladores.

A tensão de alimentação depende do motor usado, assim como a escolha dos transistores. Evidentemente, para motores de correntes elevadas, os transistores devem ser montados em dissipadores de calor.

Os transistores bipolares também admitem equivalentes, já que se tratam de tipos de uso geral de baixa potência.

Outro ponto importante do circuito é o valor e a dissipação dos resistores de 9 ?, em série com os enrolamentos do motor. O valor indicado é para motores de 24 V.

Nesse caso, os resistores devem ter dissipação de 60 W, caso em que a corrente do motor é de vários ampères. Para motores menores, tanto o valor como a dissipação desse componente pode ser reduzida.

 

 Ponte H para controle de motor
Ponte H para controle de motor