Este projeto é especialmente dirigido aos principiantes da eletrônica que ainda não tem um instrumento de prova em sua bancada. Ele foi encontrado numa publicação de 1982. Conforme os leitores podem ver são usados 5 resistores que determinam o fundo de cada escala de tensão e um instrumento de bobina móvel. O instrumento de bobina móvel pode ser um VU comum de 50 uA ou então um instrumento de melhor qualidade e maior tamanho como por exemplo um miliamperímetro de 0-10 mA. A chave seletora permite escolher qual é a escala que está sendo usada, e os bornes de cores diferentes para as pontas de prova são necessários para que a polaridade na medição seja obedecida. (figura 1)

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito | Clique na imagem para ampliar |

 

A figura 2 nos dá o modo como deve ser alterada a escala do instrumento usado e a tabela para os valores de resistência nos dois casos de instrumentos sugeridos.

 

Figura 2 – A escala
Figura 2 – A escala | Clique na imagem para ampliar |

 

E importante observar que a precisão do aparelho depende da precisão dos resistores usados. Resistores de 1 ou 2% são os ideais, mas na dificuldade em sua obtenção pode-se fazer experiências com resistores comuns ligados em série até se obter o valor que dê a precisão desejada. Lembramos os leitores que este instrumento mede apenas tensões contínuas.

 

 

 

NO YOUTUBE