Eis aqui um jogo eletrônico muito simples e também econômico. Utilizando apenas um circuito integrado e um transistor, este circuito faz os 4 LEDs acender em combinações diferentes, as quais podem ser codificadas para valerem pontos. O circuito é mostrado na figura e, conforme podemos ver, faz uso da tecnologia TTL. O integrado é um 7490 e o transistor é do tipo unijunção 2N2646. Pressionando-se o interruptor S, o capacitor de 220 uF carrega-se com a tensão de alimentação, descarregando-se em seguida via o oscilador formado pelo transistor e pelo capacitor de 1 uF. As oscilações deste circuito dependem deste capacitor de 1 uF, mas seu número é aleatório, pois depende tanto da constante de tempo do oscilador, como do tempo de pressionamento de S, que não pode ser facilmente controlado. Os pulsos produzidos são contados pelo 7490, fazendo acender, no final, os LEDs em determinada combinação. O efeito interessante que esta roleta produz está no fato dos LEDs não pararem na combinação sorteada logo que se solte o interruptor S, mas sim algum tempo depois, dado justamente pelo capacitor de 220 uF. Como todo circuito TTL, a alimentação deste deve ser feita com tensões entre 4,5 e 5,5 V, sendo o valor ideal 5 V. Uma fonte apropriada deve ser utilizada, portanto. Na montagem o leitor pode usar uma pequena placa de circuito impresso. Os resistores são todos de 1/8 W e os capacitores são eletrolíticos para 6V ou mais. Os LEDs são vermelhos comuns ou de cores diferentes, se o leitor quiser gastar um pouco mais. O interruptor S é do tipo “botão de campainha". O resistor de 220 ohms, ligado entre a base 1 do transistor unijunção e o pino 14 do integrado, é o único componente crítico da montagem Eventualmente, deve-se reduzir seu valor, se o integrado falhar na contagem. O tempo de parada da roleta pode também ser regulado com a utilização de capacitores de valores diferentes em lugar de 220 uF.