O autor deste projeto de uma publicação de 1982 aproveitou outros projetos que publicamos e com isso conseguiu aumentar a faixa de utilidades de seu circuito. Segundo o autor, o provador pode verificar o estado tanto de capacitores de pequeno valor. como de resistores de grande valor. O circuito completo, que tem por acréscimo, em relação aos projetos originais, apenas uma chave H, é mostrado na figura. O transformador é do tipo de saída para radinhos transistorizados e o transistor do tipo BC548 ou BC238 deve ter faixa de ganho "C" para maior rendimento do circuito (as letras depois do tipo de transistor, normalmente A, B e C, indicam a sua faixa de ganho, sendo o "C", o de maior ganho). O interruptor geral, que liga e desliga o aparelho, pode ser conjugado ao potenciômetro. O alto-falante é pequeno de 8 ohms, e todos os resistores são de 1/8W, com qualquer tolerância. Os capacitores podem ser tanto cerâmicos, como de poliéster metalizado. Damos a seguir os procedimentos para a prova de alguns componentes:
a) Diodos:
Ponta vermelha no anodo e ponta preta no catodo = LED aceso ou emissão de som. Ponta vermelha no catodo e preta no anodo = LED apagado ou sem emissão de som.
b) Transistores NPN:
Ponta vermelha na base e preta no coletor ou emissor = LED aceso ou emissão de som. Ponta vermelha no emissor ou coletor e preta na base = LED apagado ou sem emissão de som.
c) Transistores PNP:
Ponta vermelha na base e preta no emissor ou coletor = LED apagado ou sem emissão de som. Ponta vermelha no emissor ou coletor e preta na base = LED aceso ou emissão de som.