Sinais de controle para um circuito externo podem ser obtidos com esta configuração a partir dos sinais da porta paralela de um PC. A alimentação do circuito integrado deve ser feita com fonte independente e o terra é comum a esta fonte e ao circuito do PC. O trimpot de 10 k ? serve para ajustar o limiar do disparo. O circuito pode ser usado para excitar etapas de potência no controle de relés e outros dispositivos. A corrente de saída máxima que este circuito pode fornecer é da ordem de 2 mA devendo haver uma interface para acionamento de cargas de maior potência. Outros comparadores de tensão e mesmo amplificadores operacionais podem ser usados na mesma função. O circuito para um comparador dos 4 existentes n um LM324 é mostrado na figura 1, dsenhado no Multisim 11.0 para efeito de simulação..

 

Diagrama da Interface Paralela.
Diagrama da Interface Paralela.

 

Na simulação, acionando-se a chave de alimentação, o LED vai piscar indicando a resposta ao sinal do gerador de funções. O gerador de funções, no caso, é utilizado para simular as saídas de uma porta paralela, sendo ajustado para um sinal retangular de 5 V. A frequência é mais alta do que a real, pois na simulação temos um fator de modificação de tempos para efeito de visualização do LED indicador.

 

Como pode-se implementar de um a quatro destes circuitos com base neste CI não damos a placa de circuito impresso nem a lista de materiais (apenas dois componentes são usados).

 

Outros comparadores da mesma família do LM324 podem se usados e a alimentação pode ficar entre 5 e 12 V, de uma fonte simétrica.

Este circuito faz parte do livro Circuitos e Soluções de Newton C. Braga, volume 1.

 

Download da Simulação e Netlist.