Este circuito simples possibilita o controle de cargas de alta potência ligadas à rede de energia de 110/127 V a partir dos sinais da porta paralela de um computador. O elemento básico do projeto é um opto-acoplador que pode ser o 4N26 ou equivalente. Observe eu o circuito de acionamento é totalmente isolado do circuito de carga. A corrente máxima controlada depende do Triac usado. Para o TIC226 esta corrente é de 6 A . O triac deve ser montado em radiador de calor apropriado. A tensão de alimentação determina o sufixo do Triac (sua tensão máxima de trabalho). Use sufixo B para a rede de 110 V e sufixo D para a rede de 220 V. Veja que este circuito aciona a carga quando a saída do PC está no nível alto. Na figura 1 temos o circuito completo da Interface desenhado no Multisim 11.0 para simulação.

 

Interface TRIAC.
Interface TRIAC.

 

Na figura 1 temos a sugestão de placa de circuito impresso. Mantenha as ltrilhas de alta corrente do Triac largas, de acordo com a intensidade da corrente que deve ser controlada.

 

Placa de circuito impresso da interface TRIAC.
Placa de circuito impresso da interface TRIAC.

 

Na simulação foi usado o MOC8101 e o MAC224-6. Na prática estes componentes podem ser substituídos pelos indicados na lista de material.

Este circuito foi originalmente sugerido no livro Circuitos e Soluções - Volume 1.

 

Triac - TIC226 ou equivalente - de acordo com a rede (ver texto)

 

CI-1 - 4N25/26 ou 27 - acoplador óptico

 

R1 - 330 ? x 1/8W - resistor (laranja, laranja, marrom)

R2 - 180 ? x 1/2 W - resistor (marrom, cinza, marrom)

 

Diversos: placa de circuito impresso radiador de calor, fios, solda, etc.

 

 

 

 

Download da Simulação e Netlist