O surgimento da eletrônica tornou mais rápido a Revolução Industrial. Naquela época surgiram dois grandes grupos, um que defendia a transformação por achar que o trabalho se tornaria mais rápido e lhes restaria mais tempo pra ficar com a família, e um outro que era contra, pois enxergava na máquina uma redução drástica nas vagas de emprego e por consequência no valor da remuneração. Hoje, graças a tecnologia, nós tivemos a globalização onde pessoas de longe trocam informações propiciando um enfrentamento mais rápido das doenças e reduzindo de forma significativa o número de mortes. Se por um lado isso é bom, por outro temos uma quantidade muito maior de pessoas pra alimentar e aí vem a eletrônica mais uma vez embutida em diversas máquinas pra possibilitar pesquisas e até mesmo pra movimentar grandes máquinas pra possibilitar um número muito maior na produção de alimentos e também no transporte deste para os grandes centros. Por fim, eis aqui a minha pergunta: Se a Eletrônica está em tudo, ora como vilã (nas guerras), ora como mocinha (nos hospitais, na construção civil), o que faz com que as pessoas não tenham tanto interesse por aprender um pouco mais dobre esse campo do saber?! Por que a introdução da robótica está tão lenta em nossas escolas?! (Luciano Costa)

Pergunta longa que contém diversos temas que podem ser analisados separadamente, gerando uma resposta mais longa ainda. O que podemos dizer é que a revolução industrial e o desenvolvimento da tecnologia correm paralelo, um não é consequência do outro, mas sim um apoia o outro. Quanto ao ensino de robótica e tecnologia na escola esbarra sempre na resistência de professores, diretores e autoridades do ensino em aceitar as inovações por não as conhecer o suficiente.