Muitas pessoas possuem aparelhos elétricos ou eletrônicos alimentados por pilhas ou baterias de 9 V e gostariam de usá-los no carro. Com o adaptador que descrevemos neste artigo é possível reduzir a tensão de 12 V da bateria para valores entre 3 a 9 V, sob correntes de até 1,5 A, usando um único circuito integrado.

Barbeadores, ventiladores, rádios, gravadores, walkmans são apenas alguns dos aparelhos alimentados por pilhas que poderiam ser usados no carro, caso se dispusesse de um adaptador capaz de reduzir a tensão de 12 V da bateria.

O que descrevemos neste artigo é um redutor bastante simples, pois usa apenas um circuito integrado, e cuja saída pode ser ajustada para fornecer qualquer tensão entre 3 a 12 V sob corrente dc até 1,5 A.

Montado numa pequena caixa plástica, ele será conectado ao carro por um adaptador de acendedor de cigarros, e ligado ao aparelho alimentado por meio de plugue apropriado, conforme o jaque disponível.

 

Características:

Tensão de entrada: 13,2 (12) V - bateria

Tensão de saída: 3 , 6 ou 9 V (ajustável)

Corrente máxima de saída: 1,5 A

Regulagem de linha: 0,01%

Regulagem de carga: 0,1%

 

A base deste projeto é o circuito integrado LM317T, que consiste num regulador de tensão ajustável e que pode fornecer tensões de saída de 1,2 a 37 V sob correntes de até 1,5 A.

A tensão de saída é facilmente ajustada pelo divisor ligado ao terminal de ajuste.

No nosso caso, .usamos simplesmente um trimpot, que é ajustado pelo usuário, com a ajuda de um multímetro, para se obter a tensão de saída desejada.

O LM317 tem excelente regulagem a proteção contra curto-circuito na saída, o que garante um bom desempenho para os aparelhos alimentados.

Os capacitores de filtro na entrada e saída do circuito proporcionam uma filtragem que evita que o ruído da ignição e outros dispositivos do carro interfiram no aparelho alimentado.

Na figura 1 temos o diagrama completo dc adaptador.

 

   Figura 1 – Diagrama do adaptador
Figura 1 – Diagrama do adaptador

 

 

A disposição dos componentes com base numa peque

na placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

 

O circuito integrado deve ser dotado de um radiador de calor, já que na condição de corrente máxima ele deve aquecer.

Para maior precisão do ajuste poderia ser usado um potenciômetro multivoltas, mas, na aplicação normal, um trimpot comum serve.

Para a saída deve ser usado cabo polarizado com plugue de acordo com o aparelho alimentado.

Para testar o adaptador ligue uma fonte de 12 V na entrada do circuito e um multímetro, na escala de tensões c.c., na saída.

Ajuste o trimpot P1 para a tensão desejada na saída.

Depois disso é só usar o aparelho, observando que, dependendo do aparelho alimentado, pode haver mudança na polaridade do plugue.

 

 

Semicondutores

Cl1 - LM317T - circuito integrado

LED1 - LED vermelho comum

 

Resistores (1/8 W, 5%):

R1 - 220 ohms

R2 - 1 k ohms

P1 - trimpot de 4,7 k ohms

 

Capacitores eletrolíticos de 16 V:

C1-1 000 uF

C2 - 220 uF

 

Diversos:

F1 - fusível de 2 A

Placa de circuito Impresso, radiador de calor para o CI1,caixa para montagem, adaptador de acendedor de cigarros, suporte de fusível, fios, solda etc.