Este artigo faz parte de um antigo livro que publicamos entre 2005 e 2010. Se bem que a tecnologia das impressoras tenha passado por um grande avançado até nossos dias, o princípio básico de seu funcionamento e suas memórias se mantém. Assim, este artigo tem uma boa finalidade como referência para os que desejam saber mais, inclusive para reparação de uma impressora antiga.

As impressoras podem apresentar três tipos de problemas:

 

* De software, quando o programa que faz a comunicação do computador com a impressora tem algum tipo de falha, quer seja por alguma incompatibilidade, quer seja por uma configuração errada.

* Eletrônico, quando algum circuito ou dispositivo da impressora, ou mesmo do circuito de comunicação do PC falha.

* Mecânico, quando alguma peça da impressora quebra ou apresenta algum tipo de problema.

 

Se bem que esse livro não vise uma análise específica dos problemas mecânicos, neste capítulo faremos um resumo de todos os tipos de problemas, com algumas informações importantes que podem ser úteis em todos os casos.

 

Problemas de Hardware

Estes problemas normalmente estão relacionados com partes da impressora que podem sofrer desgaste ou quebra, como esvaziamento do cartucho, degradação da qualidade da impressão por desgaste de partes móveis (cilindros), desajuste de sensores mecânicos, etc. Analisemos os principais, começando com os problemas de impressão, normalmente associados tanto aos cilindros, como também aos circuitos que controlam a transferência da imagem.

 

Problemas de Qualidade da Impressão

A figura 1 detalha esses problemas.

 

 

Figura 1
Figura 1

 

 

1. Impressão fraca

A imagem reproduzida sai fraca, mostrando uma pequena densidade de impressão, conforme mostra a figura 1(a).

 

As possíveis causas:

* Desenvolvimento da imagem prejudicado. Nesse caso devemos verificar tanto o cartucho como a placa de controle da imagem. No caso do cartucho, às vezes, quando o toner se encontra no fim, ou ainda mal distribuído, pode ocorrer esse problema. Agite o cartucho ou reservatório de toner. Se isso não resolver, faça sua troca. Para o caso da placa de controle da imagem, verifique se os sinais estão corretos, eventualmente substituindo componentes ou a própria placa.

 

* Problema de transferência de imagem – neste caso, uma primeira causa pode estar no cilindro de transferência da imagem, no caso das impressoras LASER. Verifique se sua superfície não está danificada, fazendo eventualmente sua troca, se julgar necessário. Se tudo estiver bem com o cilindro verifique o circuito de transferência de imagem, procurando por componentes com problemas e eventualmente fazendo a troca da placa.

 

* Problema de papel – se o papel for impróprio ou estiver sujo, ou ainda úmido, pode ocorrer problemas como o indicado. Experimente a impressão com outro papel. Veja que em lugares úmidos é conveniente manter o papel em estufas, para que ele seja usado completamente seco.

 

* Unidade óptica com defeito – nas impressoras LASER esse problema pode ocorrer devido a falhas na unidade óptica. Verifique e faça sua troca, se necessário.

 

* Ajuste de impressão impróprio. No painel de controle existem modos de impressão que inclui o ¨draft¨ (rascunho), onde a impressão é feita num modo econômico, com menor densidade de toner. Verifique se o ajuste não está feito para esse modo. Veja que, este ajuste tem efeitos diferentes sobre documentos em formatos diferentes que estejam sendo impressos. Por exemplo, uma página de texto no Word pode ser perfeitamente legível com uma impressão no modo draft, enquanto que uma página em PDF não, exigindo um ajuste para o modo normal, para se obter a mesma densidade de impressão.

 

* Nas impressoras matriciais este problema pode ser devido ao desgaste da fita que precisa ser trocada.

 

2. Impressão difusa (sem nitidez) ou com fundo esfumacento

Esse problema pode ter origem no desenvolvimento impróprio da imagem, numa conexão do cartucho feita de maneira indevida ou ainda numa configuração de impressão imprópria. Nas impressoras LASER, o problema também pode ser causado por um defeito na unidade ótica, no seu ajuste de foco. Vejamos os casos particulares e como proceder.

 

* Verifique inicialmente o cartucho de toner, também acessando a configuração para ver se ela foi feita corretamente. Se encontrar problemas, troque o cartucho. Se tudo estiver em ordem, verifique a fiação do circuito até o cartucho e, finalmente, analise a placa em busca de componentes com problemas.

 

* Polarização incorreta – este problema pode ocorrer nas impressoras LASER se o cilindro de carga estiver com a tensão de polarização alterada. Verifique o circuito da fonte de alta tensão.

 

* Ajuste incorreto ao se chamar a impressora no menu do computador. Veja se a impressora não está ajustada para a opção draft (rascunho).

 

* Unidade óptica com defeito – este problema se manifesta nas impressoras LASER quando então a unidade deve ser trocada.

 

3. Folha em branco

A folha sai da impressora completamente em branco, sem nada impresso. As causas podem estar no processo de desenvolvimento, alimentação dos cilindros nos tipos LASER, ou ainda numa transferência de imagem deficiente por problemas de circuito ou da unidade óptica. Vamos detalhar as diversas possibilidades.

 

* Desenvolvimento incorreto. Neste caso o problema pode estar tanto no cartucho como no circuito de controle de impressão. Se for jato de tinta, verifique se existem entupimentos nos bicos dos cartuchos, procedendo sua limpeza. Veja também se o cartucho está realmente cheio, no caso de impressoras que não possuam a indicação de cartucho vazio. Se nada encontrar analise o circuito eletrônico, começando pela busca de mau contato no cabo até a cabeça, indo até os componentes da placa. A falta de tensão no cilindro ou uma tensão anormalmente baixa causa esse problema Substitua a placa se necessário.

 

* Polarização – este é um caso que ocorre apenas nas impressoras LASER em que um problema no setor de alta tensão pode impedir a transferência das imagens. Verifique os circuitos de alta tensão, analisando componentes e eventualmente trocando a placa.

 

* Sinais da imagem transferida são vistos no papel, mas muito fracos. Pode ser devido a um ajuste no modo de impressão, ou ainda uma queda nas tensões de polarização, se for do tipo LASER.

 

* Unidade óptica com defeito. Este é o caso de problema que ocorre somente com impressoras LASER.

 

4. Página em preto

A impressão é de uma página totalmente negra, eventualmente com ondulações de tonalidade (algumas faixas em cinza). As causas também estão em componentes mecânicos, configurações e circuito, conforme detalhamos a seguir:

 

* Nas impressoras LASER e LED, o problema pode estar no cartucho que deve ser verificado. Também pode ocorrer por problema no circuito de transferência da imagem.

 

* Outra causa é um desenvolvimento da imagem deficiente, também no caso das impressoras LASER, caso em que o cartucho e o circuito devem ser verificados.

 

* Um desajuste na densidade da impressão nas impressoras LASER, o que é feito através de circuito (trimpot) também pode levar a uma impressão deficiente como a indicada.

 

* Nas impressoras LASER esse problema também pode ser causado por uma unidade óptica com problema. A unidade deve ser substituída.

 

5. Impressão com linhas pretas e brancas de falhas no sentido vertical.

As causas também podem ser encontradas tanto em componentes como configurações, conforme detalhamos a seguir.

 

* Um desenvolvimento impróprio da imagem nas impressoras LASER pode causar esse tipo de problema. Agite o cartucho ou então experimente outro cartucho novo. A impressão falha pode ser devido a uma distribuição irregular de toner.

 

* Um desenvolvimento da imagem impróprio também pode causar este tipo de problema. Verifique o circuito de controle e também as conexões até o cartucho.

 

* Limpeza do cilindro – uma limpeza deficiente do cilindro, ou ainda danos a este elemento podem causar uma impressão com falhas como a indicada.

 

6. Falhas no sentido horizontal

As causas também podem ser devidas à problemas de natureza elétrica como mecânica como:

 

* Fusão deficiente do toner no cilindro de desenvolvimento. Uma limpeza do cilindro pode ajudar a resolver o problema. Verifique também se o termistor e o circuito do termistor estão funcionado corretamente.

 

* Para as impressoras LASER e LED o problema também pode ser causado pela unidade óptica. O cilindro de transferência da imagem também deve ser verificado.

 

7. Áreas em que a impressão é falha ou falta

As possíveis causas deste problema estão num desenvolvimento da imagem ou transferência deficiente, como também pode ocorrer devido à problemas de papel. Analisemos os casos.

 

* O cilindro fotossensível, no caso das impressoras LASER, pode estar com problemas. Verifique sua superfície, fazendo sua troca, se necessário. Se o cilindro não apresentar sinais de problemas, verifique o circuito de desenvolvimento da imagem, procurando por componentes que estejam deficientes, ou mesmo trocando a placa.

 

* Analise o sistema de desenvolvimento da imagem, analisando o circuito e os componentes associados. Troque a placa se necessário.

* Verifique a possibilidade do problema ser causado pelo papel usado que tanto pode ser impróprio como estar úmido. Faça testes com outro tipo de papel para comprovar se a causa é essa.

 

8. Aparecem manchas de toner nas duas faces do papel

No percurso do papel existe algum tipo de anormalidade relacionada tanto com partes mecânicas, como com o próprio toner. Vazamentos ou fugas de toner, além de peças ou partes sujas podem ser a causa. Vejamos as principais possibilidades.

 

* O cilindro de transferência de imagem apresenta problemas como, por exemplo, desgastes ou irregularidades na sua superfície. Se necessário limpe o cilindro ou faça sua troca.

 

* Nas impressoras LASER deve também ser verificado o cilindro de fusão do toner, que pode precisar de uma limpeza ou mesmo da troca.

 

* Analise todo o percurso do papel, que pode estar com sujeira (toner) que se prende ao papel na sua passagem. Verifique a possibilidade de eventuais vazamentos do cartucho.

 

9. Fora de Registro

A imagem aparece com dupla impressão em alguns pontos (fantasmas) ou fora de registro. As possibilidades de falha para este tipo de problema são:

 

* Fusão imprópria do toner nas impressoras LASR, devendo ser verificado o cilindro0 de fusão. Veja se existem partículas de pó ou sujeira nesse cilindro ou ainda danos físicos. Tente uma limpeza e se isso não resolver, troque o cilindro.

 

* Nas impressoras LASER o cilindro do cartucho também pode estar sujo ou com problemas quando esse problema se manifesta. Faça uma limpeza.

 

10. Manchas escuras ou de sujeira na impressão.

No caso de uma impressão suja, as possibilidades maiores de falha são de natureza mecânica, residindo basicamente nos cilindros. São as seguintes as possíveis causas:

 

* Desenvolvimento deficiente da imagem, devendo ser verificado o cartucho ou a própria placa de controle, para o caso das impressoras LASER. Verifique o circuito.

 

* O cilindro principal pode estar com problemas devendo ser analisado e eventualmente trocado.

 

Problemas de Conexão

Uma comunicação deficiente com o computador também pode alterar o comportamento de uma impressora. Trata-se, portanto, de um típico problema eletrônico, já que tanto pode estar relacionado com os cabos, como com os próprios circuitos de comunicação.

 

1. A impressora opera de modo aleatório

Neste caso, a impressora opera sem parar imprimindo de forma aleatória uma página após outra, com símbolos esquisitos ou que nada tem a ver com aquilo que foi solicitado que ela imprimisse. As possíveis causas são:

 

* Há uma falha de comunicação entre o PC e a impressora. Comece fazendo uma verificação do cabo. Mexa no cabo para ver se há algum sinal de alteração no comportamento da impressora mostrando que existe um problema de contato. Teste outro cabo, se possível.

 

* Se o problema persistir de forma consistente verifique se não existe alguma falha no sistema operacional que afete a comunicação. Veja senão existe algum problema de configuração, principalmente se a impressora estiver usando a porta serial. A porta serial deve ser configurada para usar 8 bits de dados, 1 bit de parada, sem paridade.

 

* Verifique se o driver da impressora está correto. Pode ocorrer que seja feita a configuração de um tipo de driver, quando a impressora exige outro.

 

2. Mensagem de erro indicando que a impressora não está disponível

 

Esse tipo de erro ocorre principalmente no Windows 98 a mensagem em inglês é printer not available. As causas prováveis são:

 

* Interrupção no cabo que impede que o PC ¨veja¨ a impressora. Teste o cabo ou experimente um novo.

 

* Conflito de interrupções. A porta LPT1 da impressora isa a IRQ7 e com COM1 a IRQ3 e 4. No caso do uso da porta serial, a configuração incorreta do bit de paridade pode causar esse tipo de erro.

 

3. A impressora não informa o Windows sobre esvaziamento de cartucho e outros problemas que podem ocorrer. Também temos nesse caso um problema de comunicações.

* Verifique em primeiro lugar o cabo, testando um que esteja em bom estado. Teste também os conectores. Alguns fabricantes recomendam que o cabo usado esteja de acordo com o padrão IEE 1284.

 

4. Falha Intermitente de Comunicação

A impressão começa bem e depois falha, com o aparecimento de símbolos aleatórios que nada tem a ver com o documento original. As possíveis causas são:

 

* Os dados correspondentes ao documento que deve ser impresso não estão chegando de forma íntegra à impressora. A primeira causa possível é justamente o cabo que deve ser verificado.

 

* Verifique também os circuitos que fazem a comunicação entre a impressora e o PC, principalmente se existirem caixas comutadoras de impressora, do tipo que permite que dois computadores compartilhem da mesma impressora, mas com comutação manual. Outros periféricos do computador, em especial os CD-ROM em alguns casos, se indevidamente configurados podem afetar o funcionamento da impressora causando esse tipo de problema.

 

5. Erro de ocupado ou fora de operação são enviados durante a operação, interrompendo a impressão.

Também temos nesse caso um problema devido a falhas da comunicação entre o computador e a impressora. As possíveis causas são:

 

* Uma primeira causa está na possibilidade do computador enviar à impressora dados numa velocidade maior do que ela pode manuseá-los, ou seja, receber e armazená-los na sua memória. No Windows 98 esse problema pode ser sanado acessando-se o painel de controle, na opção de impressoras.

 

Problemas de Driver

Uma maneira simples de se saber se um problema é de driver é tentando imprimir alguma coisa de um arquivo qualquer. Se o problema desaparecer estará claro que o problema é do driver. Vejamos os casos mais comuns.

1. A luz que indica impressão aparece, mas nada acontece

Nesse caso provavelmente, temos um problema de driver que não está funcionamento apropriadamente.

 

2. Fontes incorretas são usadas na impressão.

Dependo do software e do Windows usados podem haver pequenas diferenças no reconhecimento das fontes, quando a impressora as utiliza. Isso pode afetar a impressão.

 

Reset de Impressoras

Muitas impressoras, quando atingem um determinado número de cópias, paralisam sua operação pedindo que a manutenção seja feita. Esta manutenção normalmente inclui a limpeza de peças e também e a troca de outras que se desgastam como, por exemplo, as lâminas que fazem a limpeza dos cilindros.

Mesmo que o procedimento de manutenção seja feito e a impressora remontada, ela não funcionará se o circuito que armazena a informação sobre o número de cópias não for zerado, ou seja, ressetado.

Para este caso também existem diversos procedimentos possíveis e até programas que podem ser adquiridos para essa finalidade, contendo o reset de diversos tipos de impressoras. A internet é uma boa fonte para se procurar esses programas.

No site http://tricks-collections.com/download/, por exemplo, é possível baixar o programa de reset para várias impressoras. Lembramos que o site está em inglês e que os programas são de graça.

Os softwares de reset, como os indicados fazem mais do que restaurar nível zero de impressão. Em muitos casos, o software faz a limpeza das cabeças da impressora, a carga de tinta inicial quando o cartucho novo é colocado e, além disso, resseta o contador de impressões.

Esse contador se encontra na EEPROM e ele é o responsável pelo travamento do circuito, enviando um ¨erro desconhecido¨ quando ela necessita de manutenção. Essa manutenção consiste na limpeza e troca do feltro do reservatório. Existe ainda a possibilidade do software colocar o chip na condição de usar uma forma de operação denominada CIS (continuous ink system) ou seja, alimentação de tinta contínua. Essa forma de operação é especialmente interessante para aplicações de altos volumes de impressão.