Falta de altura vertical

 

Este artigo é de ume livro de 1986, época em que haviam apenas televisores analógicos com cinescópios. Assim, os procedimentos dados a seguir só são válidos para este tipo de aparelho. São importantes se o leitor pretende recuperar um velho televisor deste tipo, para usá-lo com velhos videocassetes ou câmeras da época.

Conforme mostra a figura 1, a imagem fica “estreita", ou seja, forma- -se uma faixa na tela do televisor onde a imagem concentra-se sobreposta (dobrada)

 


 

 

 

Neste caso também o problema deve ser causado por deficiência na saída vertical em torno de T404 e T405.

As tensões nestes transistores, segundo mostra o diagrama da figura 9 devem ser medidas, com especial atenção para a intensidade do sinal que excita suas bases.

Alterações de ganho devido a sobreaquecimento, fugas em capacitores ou resistores alterados podem “matar” o sinal impedindo-o de ter a intensidade suficiente para uma deflexão total.

A intensidade do sinal no integrado também é importante, pois pode ser causa do problema.

Tensões anormalmente baixas na etapa indicam problemas com a fonte que também deve ser verificada.

Veja também as tensões nos pinos 3 e 4 do integrado que devem estar de acordo com o indicado no diagrama.

Finalmente, se o leitor tiver um osciloscópio deve analisar a forma de onda no ponto 9 que deve ter uma amplitude de 27 Vpp. O +B desta etapa, conforme indicado no diagrama deve ser de 28 V.

 

 

Falta de Imagem

 

A falta de imagem num televisor, ou seja, a tela totalmente escura nos leva a suspeitar de problemas na etapa de saída de vídeo.

Na figura 2 temos o circuito típico desta etapa no televisor TV936 da Philco que serve de exemplo para nossa análise.

 


 

 

 

Verifique em primeiro lugar o estado do transistor T701, medindo a tensão no seu coletor que deve ser de 85 V aproximadamente e no seu emissor de 5V. Na base a tensão deve ser da ordem de 5,3 volts.

Verifique depois a presença do sinal de vídeo na saída do integrado no pino 2 onde deve haver uma tensão de 4,6 volts.

Se o leitor tiver osciloscópio pode encontrar neste ponto um sinal em forma de escada descendente com 2 V de amplitude pico-a-pico.

Os componentes associados a este problema que também devem ser verificados são as capacitores C233, C225 , C705 e C706. Os resistores são R220, R701, R702, R710, R708.

O potenciômetro P701 e componentes associados também devem ser eventualmente analisados, pois ele é responsável pelo contraste.

Lembramos novamente que a ausência de tensão de +B na etapa é indicativo de problema com a fonte. Assim, antes de qualquer análise sempre veja se o setor de alimentação da etapa suspeita está funcionando bem.

Neste defeito, por exemplo, em que temos somente a falta de imagem, pois o som é normal, supõe-se já que a fonte esteja em boas condições, pois caso contrário não haveria alimentação também para o setor de som que não poderia funcionar.

 

 

 

NO YOUTUBE