A função lógica E também conhecida pelo seu nome em inglês AND pode ser definida como aquela em que “a saída será 1 se, e somente se, todas as variáveis de entrada forem 1”.

 

Veja que neste caso, as funções lógicas E podem ter duas, três, quatro ou quantas entradas quisermos e é representada pelos símbolos mostrados na figura 1.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

As funções lógicas também são chamadas de "portas" ou "gates" (do inglês) já que correspondem a circuitos que podem controlar ou deixar passar os sinais sob determinadas condições.

 

Tomando como exemplo uma porta ou função E de duas entradas, podemos escrever a seguinte tabela verdade:

 


 

 

 

Na figura 2 mostramos o modo de se simular o circuito de uma porta E usando chaves e uma lâmpada comum.

 


 

 

 

Veja que é preciso que uma S1 E S2 estejam fechadas para que a saída (lâmpada) seja ativada.

Para uma porta E de três entradas podemos escrever a seguinte tabela verdade:

 


 

 

 

Para que a saída seja 1 é preciso que todas as entradas sejam 1. Veja ainda o leitor que para uma porta E de 2 entradas temos 4 combinações possíveis para os sinais aplicados.

 

Para uma porta E de 3 entradas temos 8 combinações possíveis para o sinal de entrada.

 

Para uma porta de 4 entradas teremos 16 combinações possíveis de entradas e assim por diante.

 

Do livro “Curso de Eletrônica Digital – Vol. 1” de Newton C. Braga

 

Ver também:

• Digital (84)

• Binário (243)

• Álgebra Booleana (204)

 

 

NO YOUTUBE