Na entrada de 2021, quando escrevemos este artigo, a saída de um ano atípico em que a pandemia do Covid-19 mudou nossos hábitos e acelerou uma transformação muito rápida na tecnologia que deve predominar no futuro, todos que trabalhamos com eletrônicas devemos estar preparados. Sem dúvida alguma, saber exatamente quais são as principais tendências em nosso ramo tem uma importância para a sobrevivência de nossos negócios ou para a implantação de novos negócios. Neste artigo focalizamos essas tendências como base em uma enorme quantidade de dados que coletamos nas principais mídias e em nossa sensibilidade.

Versão em Chinês - 中文版  - 术趋势

Não é fácil fazer uma análise de tudo de novo que estava surgindo antes da pandemia em termos de tecnologia e de que modo esse ano de 2020 afetou sua evolução. Muitas tecnologias que surgiram e se mostraram pouco promissoras, repentinamente cresceram num ritmo alucinante, ao mesmo tempo em que outras que já estavam um patamar elevado, indicando que dominariam os próximos anos, repentinamente sumiram.

As mudanças de nossos hábitos foram as principais causas de muitas mudanças, ao mesmo tempo em que outras resultaram diretamente das alterações econômicas que ocorreram em 2020.

Mas, quais foram os principais setores que mudaram e que indicaram as tendências para o futuro? Será muito importante que nossos leitores os analise e que, com isso, possam concentrar seus esforços, segundo suas habilidades em setores que podem significa o sucesso ou o fracasso de seus negócios.

 

Tendências

  1. Inteligência artificial

Juntamente com a inteligência artificial (AI) não podemos deixar de colocar o aprendizado de máquina, setores que estão apresentando uma evolução muito rápida e vieram para ficar. A necessidade do isolamento exige que nos comuniquemos através de máquinas e as próprias máquinas se comuniquem entre si. Isso exige uma abordagem nova que deve predominar: a inteligência artificial. Ela atingirá níveis extremamente elevados neste ano e nos próximos, levando-nos a conviver com máquinas inteligentes com a maior naturalidade.

 

  1. Processamento de Linguagem e Aprendizado (ensino a distância)

Estes campos da tecnologia estão passando por uma enorme transformação. A necessidade de se estudar em casa está levando, não apenas a criação de plataformas eficientes para o ensino à distância, como também ferramentas que possam ajudar os estudantes a assimilar melhor a matéria na ausência de um instrutor próximo. Isso inclui produtos inteligentes como kits, jogos, brinquedos educativos lincados a uma plataforma de ensino assim como recursos visuais mais eficientes. Isso também envolve recursos de processamento de linguagem muito mais eficiente quando, por exemplo, se pretende ensinar línguas. E, isso vai além. Crianças e mesmo adultos com dificuldades de entendimento devem ser tratadas de uma forma especial, devendo surgir recursos tecnológicos para isso. Um campo para se estudar e criar produtos inovadores.

 

  1. Internet das Coisas (IoT)

Na verdade, o acrônimo IoT também pode ser associado ao que está por vir: Internet de Tudo. O aumento da quantidade de coisas que possui conexão com a internet é impressionante. Uma enorme gama de produtos e aplicações está se enquadrando neste setor que está se ramificando como a Internet dos Bichos, a Internet das Plantas e muito mais. Novos produtos para este setor serão criados numa velocidade espantosa a partir de agora. Veja que muitos desses produtos podem estar justamente associados a outros setores que abordamos nesta lista como, por exemplo, o próximo.

 

  1. Vestíveis e Eletrônica Médica

Associados à IoT e Inteligência artificial teremos cada vez mais dispositivos integrados ao nosso corpo e que cuidarão de nossa saúde. Chips, aplicativos e vestíveis com eletrônica inteligente integrada cuidarão de nossa saúde, fazendo desde a medição de parâmetros importantes no caso de pessoas doentes até pessoas saudáveis, servindo de link com os planos de saúde. Fitness será um campo promissor para criar produtos inovadores, principalmente para os que devem sair menos de casa nos próximos tempos.

 

  1. Casa inteligente e espaços inteligentes

Os espaços em que vivemos deverão seguir uma nova tendência, com foco não apenas no conforto como também em outros itens, tais como a segurança, a saúde das pessoas, o melhor aproveitamento da energia e muito mais. A casa do futuro e os espaços em que trabalharemos ou frequentaremos para o lazer ou outro motivo serão inteligentes. Uma infinidade de recursos que ainda não existem, será criada para equipar as construções do futuro. Muitos deles visarão atividades que ainda não foram previstas e que serão comuns no futuro envolvendo a presença de cobots, robots, drones, carros autônomos e muito mais. Sistemas de gerenciamento de energia e produção de energia a partir de fontes alternativas podem gerar produtos interessantes.

 

  1. Chatbots, Cobots e interfaces de voz e reconhecimento facial

Os robôs colaboradores e os relés conversadores farão parte de nosso dia a dia com uma evolução muito grande nos softwares assim como nas suas aplicações, fazendo parte de muitos dos itens anteriores e outros que serão criados. Passamos por uma transformação semelhante a que ocorreu com os primeiros computadores, quando precisávamos digitar o que desejávamos e chegou o Windows com o conceito de janela clicável (ícone). Hoje estamos já passando das janelinhas ou ícones para o comando de voz ou mesmo através de gestos. Equipamento aplicativos como o Alexa para automatizar nossa casa, para conversarmos com os chatbots qualquer um poderá se comunicar com as máquinas. Quebraremos o vácuo que existe entre os mais idosos de hoje que não acompanharam a tecnologia e que não conseguem usar seus celulares, acionar seus televisores pelo controle remoto ou tirar dinheiro do caixa de um banco. Eles poderão conversar com as máquinas da forma tradicional. E, evidentemente, se as máquinas podem conversar, elas também podem ver. Logo você poderá comandar dispositivos com gestos ou mesmo com a leitura labial de uma frase que você apenas simule de modo que ninguém a sua volta perceba.

 

  1. Realidade estendida e virtual

Com a pandemia, as viagens foram limitadas e muitos não voltarão a sair de casa por muito tempo, ou reduzirão este tipo de atividade. As viagens virtuais, as visitas virtuais a lojas e até mesmo aos seus amigos levarão a realidade estendida ou virtual a um patamar muito maior. Dispositivos sensoriais associados como os que eventualmente podem produzir cheiros e algo mais chegarão. Você poderá cheirar seu novo perfume pela internet antes de comprá-lo. Uma visita a uma loja de flores permitirá que você sinta o perfume daquela que pretende comprar.

 

  1. Veículos autônomos e elétricos

Este é um setor que já está crescendo de forma assustadora em nossos dias. A previsão de que logo será proibida a venda de veículos com motores a combustão interna já existe em muitos países e não é para muito longe de nossos dias. E o veículo autônomo também estará chegando e com ele uma nova modalidade de uso que é a de se tratar o carro como uma comodity. Não compararemos mais o carro. Alugaremos. Não compraremos e nem alugaremos. Chamaremos um de uso comum quando precisarmos ir a algum lugar. Está já está mais próximo do que muitos pensam. Hoje, se eu tiver que comprar um carro comum com motor de combustão interno, vou pensar duas vezes. Compro ou alugo? Combustão interna ou elétrico? E isso abre a possibilidade de novos negócios, novos produtos e novas abordagens. 2021 será um ano em que já pensaremos nisso.

 

  1. 5G

A chegada da quinta geração de redes de celulares e eventualmente o aparecimento de uma rede público, a exemplo do Linux para os computadores, abrirá as portas para um sistema de computadores muito mais rápido, com a possibilidade de termos muito mais dispositivos interconectados e maior estabilidade de funcionamento, afetando todos os outros itens abordados nestas nossas previsões.

 

  1. Big Data

O aumento da quantidade de dispositivos conectados. Não apenas pessoas, mas dispositivos de todos os tipos, chatbots, cobots e tudo mais significarão o aumento exponencial da quantidade de dados sendo criados constantemente e fazendo parte de nosso mundo. Hoje, uma grande parte de tudo que se cria em termos de dados, entra num sistema de uso comum, envolvendo correntes que precisando ser extremamente poderosas para poder manuseá-los. A necessidade de se trabalhar com uma quantidade extremamente grande de dados num sistema de uso comum nos leva justamente ao que se denomina Big Data e que deverá passar por um desenvolvimento muito grande nos próximos anos.

 

  1. Personalização (Indústria 5.0)

Uma nova revolução industrial deverá ocorrer a partir de agora. Já estamos observando os seus primeiros avanços quando compramos pela internet um produto personalizado, escolhendo cor, detalhes e tamanhos, por exemplo, no caso de calçados. Isso deve ser ampliado até mesmo para produtos maiores. Fala-se disso usando um termo que deve ser levado em conta pelos criadores de produtos dos próximos anos: micromomentos. É criar um modo de se atender um consumidor naquele exato momento, usando todos os recursos da tecnologia que então estará disponível. Inteligência Artificial, Big-Data, Impressão 3D e muito mais. E isso nos leva a uma nova tecnologia que explicamos no item seguinte: gêmeos digitais (digital twins).

 

  1. Gêmeos digitais

Um conceito que está sendo ainda discutido, mas que deve fazer parte de nosso futuro, é o de gêmeos digitais. A ideia parte do princípio de que as pessoas não desejarão ter um produto definitivo sem ter a certeza de que ele atenderá suas necessidades. Seja ele um produto físico, um aplicativo ou algo semelhante, você poderá ter o desejo de testar o produto e até mesmo fazer alterações antes de ter a versão definitiva. Já temos isso na prática em empresas de decoração: elas simulam a decoração de seu apartamento e você pode vê-la e fazer as alterações antes de optar pela versão definitiva.

 

  1. Plataformas digitais, drones e veículos aéreos

Já vivemos num mundo de muitas plataformas digitais que nos ajudam a viver melhor. Temos o Uber, iFood, Facebook e muitas outras. Com elas podemos ter uma troca de informações, fazer pedidos e ir a lugares de uma forma muito mais fácil. No futuro, a partir de agora, muitas outras plataformas surgirão de modo a modificar completamente o modo como fazemos os negócios e as trocas de informações.

E associadas a estas plataformas teremos outros produtos que vão modificar nosso modo de vida. Os drones para entregas, veículos aéreos não tripulados vão realizar as mais diversas tarefas como vigilância, salvamento e até mesmo o transporte de pessoas.

 

  1. Computação quântica

Os primeiros computadores quânticos experimentais já estão funcionando. Essa tecnologia deve evoluir rapidamente rumo a máquinas que possam operar de maneira mais simples, chegando ao consumidor comum. Da mesma forma que os primeiros computadores que eram máquinas enormes, ocupando andares inteiros de prédios nos anos 50 e 60 e depois indo para nossas casas e até mesmo para aplicativos comuns como celulares e relógios, o mesmo deve ocorrer com a computação quântica.

No futuro o processador quântico deverá ser tão comum como o processador de nossos celulares ou o microcontrolador de nossos aplicativos. Tudo é questão de tempo. Devemos estar preparados para essa transição.

 

  1. Nanotecnologia, plasmônica e metamateriais

A plasmônica, a nanotecnologia e a ciência dos materiais devem ter avanços contínuos extraordinários nos próximos anos. Já estamos vendo isso agora com a criação de produtos que nunca se imaginou antes e que chegam ao mercado com força.

Explorar o potencial desses novos produtos nos diversos ramos de atividades pode significar lucros enormes. Painéis de decoração inteligentes com LEDs embutidos, vidros que se tornam opacos ou transparentes com comandos elétricos ou mesmo se transformam em TV são algumas possibilidades.

Materiais que se auto-restauram ou mudam de propriedades conforme a utilidade são exemplos de coisas que podem afetar a tecnologia dos próximos anos. Já se fala em transistores que podem ser programados para ser NPN ou PNP conforme o circuito que sejam utilizados ou o sinal que devem processar.

 

Componentes Eletrônicos e Disruptura Tecnológica

Não precisamos ir muito longe para perceber que uma enorme onda de novos componentes está varrendo o mercado, com a disponibilização de tipos que nunca foram imaginados.

Já temos sensores quânticos, circuitos com recursos de nanotecnologia, metamateriais, dispositivos plasmônicos sendo introduzidos no mercado, prontos para serem usados num produto inovador.

Tudo isso vai exigir dos profissionais do futuro uma abordagem que leva em conta uma disruptura no modo como nos mantemos atualizados.

Já tratamos em diversos artigos o problema da obsolescência que ocorre de uma forma cada vez mais rápido para os profissionais do mundo da tecnologia.

Antes, saíamos das escolas técnicas e faculdades sabendo tudo que precisávamos para poder trabalhar o resto de nossas vidas profissionais sem fazer muitas atualizações.

Com o tempo a necessidade de atualizações se torna cada vez maior, e bastava apenas alguns anos sem estudar para que já ficássemos completamente desatualizados, incapazes de competir num mercado cada vez mais agressivo.

Esse tempo foi se tornando cada vez menor e hoje, podemos dizer que ficar um único dia ser acessar um site que traga atualizações tecnologias, já pode significar perdas que comprometam seu negócio.

Tudo muda muito rápido e será assim daqui para frente. Estar sempre em dia com atualizações no mundo da tecnologia, lançamento de novos componentes, novas tecnologias e circuitos é fundamental para qualquer um que tenha um negócio neste campo.

E você? Está preparado para os próximos anos, ou mesmo para esse?

Pare um instante para pensar (não muito, pois você já poderá estar ficando para trás nesta corrido) e veja exatamente como você vai gerenciar seus negócios, suas ações para não ficar para traz num mundo em que as transformações aceleram constantemente.