Existem momentos no trânsito, com seus amigos no automóvel em que você deseja interromper ou baixar a música para dizer alguma coisa ou ouvir alguma coisa que alguém diz. Neste caso, é preciso fazer duas operações que, somadas a atenção do dirigir são incômodas: baixar e levantar o volume. Com o automatismo descrito, a operação é feita de modo automático.
Baixar e levantar o volume de um rádio ou toca-fitas de automóveis no trânsito para falar alguma coisa ou ouvir alguém que está no lado é uma operação incômoda.
Mesmo porque, normalmente depois de baixar o volume, para voltar ao anterior precisamos nos concentrar bastante para levar de volta o controle exatamente no nível anterior.
Se isso puder ser feito de modo automático, sem a necessidade de desviar a nossa atenção no trânsito, será muito melhor.
O aparelho que descrevemos serve justamente para isso:
Precisando falar com alguém no automóvel, ouvir alguém ou mesmo silenciar alguma propaganda incômoda basta dar um toque com os dedos no sensor.
O rádio ou toca-fitas baixa o volume sem, entretanto, eliminá-lo, mantendo-o assim por alguns segundos.
No final da temporização que você determina previamente, ele volta ao normal, exatamente no volume para o qual o aparelho estava ajustado.
A instalação da unidade no automóvel é muito simples, já que sua alimentação pode ser derivada da própria alimentação do rádio ou toca-fitas com que ele funcionar.
CARACTERÍSTICAS
Tensão de alimentação: 12 V
Consumo sem ativar: 10 mA (tip)
Consumo ativado: 100 mA (tip)
Temporização: 5 segundos a 1 minuto
COMO FUNCIONA
Quando tocamos por um instante com os dedos no sensor X1 o transistor Q1 é polarizado no sentido de conduzir fazendo com que a tensão no pino 2 do integrado 555 (monoestável) caia abaixo do ponto necessário ao disparo.
Com o disparo, a saída do integrado (pino 3) vai ao nível alto polarizando o transistor Q2 no sentido de fazê-lo conduzir e energizar a bobina do relé.
Com o relé aberto, os alto-falantes são ligados diretamente à saída do aparelho de som do automóvel, funcionando em nível ou volume normal.
No entanto, quando o relé fecha seus contatos, os alto-falantes passam a ficar ligados em série com dois resistores de 47 ohms que atenuam o sinal, baixando assim o volume.
Os valores destes resistores podem ser modificados na faixa de 10 a 100 ohms, sempre com 2 W de dissipação, caso o leitor deseje uma atenuação maior ou menor durante o silenciamento.
O tempo em que o resistor permanece em série e, portanto, o som reduzido depende da temporização do 555 que é ajustada em P1. Valores maiores para C1 permitem estender a faixa de tempos, conforme o gosto do leitor.
MONTAGEM
Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.
Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.
Os resistores são todos de 1/8 W exceto R6 e R7 que podem ser de fio a partir de 2 W. O sensor X1 consiste numa plaquinha de circuito impresso com duas regiões separadas de aproximadamente 1 mm para que sejam tocadas ao mesmo tempo quando encostamos o dedo.
Este sensor deve ser posicionado no painel em local facilmente acessível ao motorista.
A ligação ao relé dos fios do alto-falante deve ser feita com fio de mesma espessura usada no resto do automóvel, para evitar atenuações no cabo.
O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa plástica colocada sob o painel junto ao rádio, peito das saídas dos fios para os alto-falantes.
Observe que o circuito é válido tanto para alto-falantes de 4 como de 8 ohms.
Obs. O artigo se aplica a sistemas de som de baixa potência (até uns 5 W) não devendo ser usados com som de alta potência.
INSTALAÇÃO
No próprio diagrama já temos o modo de se fazer a ligação do aparelho à saída do auto-rádio ou toca-fitas.
A alimentação pode ser retirada de qualquer ponto da fiação, mas se o leitor não quiser manter a unidade com um pequeno consumo quando o rádio estiver fora de uso, pode retirar o fio de 12 V depois do interruptor geral do rádio ou toca-fitas.
Outra possibilidade consiste em se incluir um interruptor, mas aí a unidade começa a perder um pouco de sua funcionalidade quanto ao manejo.
Para usar, basta ligar o rádio e tocar em X1 com os dedos e o volume deve abaixar por um tempo que dependerá do ajuste que o leitor fizer em P1.
No final da temporização, o volume volta ao normal.
Semicondutores:
CI-1 - 555 - circuito integrado
Q1 e Q2 - BC548 -transistor NPN de uso geral
D1 - 1N4148 - diodo de silício de uso geral A
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 e R2 - 47 k ohms - (amarelo, violeta, laranja)
R3 - 33 k ohms - (laranja, laranja, laranja)
R4 - 10 k ohms - (marrom, preto, laranja)
R5 - 4,7 k§ ohms - (amarelo, violeta, vermelho)
R6 e R7 - 47 ohms- fio, 2 W
P1 - 1 M ohms - trimpot
Capacitores (eletrolíticos para 16 V)
C1 - 47 uF - eletrolítico
Diversos:
X1 - sensor - ver texto
F1 - 1 A - fusível
K1 - - Relé de 12 V
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, soquete para o integrado, fios, solda, etc.