“Quando uma publicidade é inserida num E-Book ela entra não apenas nos que serão vendidos a partir de então, mas em todos os que já foram vendidos.”
Muitas empresas já descobriram que a Internet é um poderoso veículo de publicidade estando transferindo boa parte de seus budgets para esta mídia.
Mas, a internet, na forma como ela atinge o público, principalmente quando tratamos de material técnico não é a última palavra em termos de mídia. Existe no mundo virtual algo mais do que se fazer o simples anúncio num site.
O advento do livro virtual ou E-Book, cujas vendas crescem dia a dia e devem no nosso país superar a venda dos livros impressos, como já ocorreu nos Estados Unidos no ano passado (*), consiste numa solução que merece ser analisada com muito carinho.
Um livro virtual ou E-Book, diferentemente do que muitos pensam, não é apenas um texto que foi transformado num PDF fechado e que é vendido para ser lido num tablet, Iphone, Ipad ou computador. É muito mais do que isso.
Os livros virtuais ficam num local da internet que pode ser acessado a qualquer momento não apenas pelo tablet de quem o comprou mas de outros computadores, tablets e Iphones.
Isso significa que, estando num local para ser acessado, o autor e a editora do livro também podem acessá-lo para fazer atualizações, correções ou modificações que forem necessárias.
Assim, quem compra o livro sempre tem a última edição ao acessá-lo. O leitor não precisa comprar edições novas do mesmo livro, pois aquela que ele tem é sempre a última.
Mas, para o anunciante isso significa uma nova mídia de extrema importância para os próximos anos. Um livro técnico pode ter anúncios e patrocinadores.
Nós mesmos temos livros patrocinados à venda e isso já foi entendido pelas grandes empresas que desejaram ver suas marcas nessas publicações. A idéia é tão importante que a nossa editora já está em negociação com multinacionais e empresas nacionais que estarão patrocinando livros para os próximos meses.
Mas não é só o patrocínio que é importante. Num livro virtual pode ser colocado um anúncio exatamente como num site. Todas as vezes que o livro for aberto pelo comprador ele terá nas páginas designadas o anuncio inserido.
No entanto, temos uma enorme vantagem adicional a ser considerada quando falamos de um anúncio numa publicação digital.
Como o livro pode ser atualizado, o anúncio inserido hoje estará sendo acessado não apenas por quem comprou o livro a partir desta data, mas por todos os que já compraram o livro, pois ele foi atualizado.
“Uma publicidade num E-Book pode ser modificada a qualquer momento, e isso tanto nos livros que serão vendidos a partir de então como nos que já foram vendidos.”
Além disso, o anúncio pode ser atualizado periodicamente e, evidentemente, em todos os livros já comprados e a serem comprados.
O anunciante tem então uma mídia extremamente flexível, de grande penetração e de resultados garantidos, pois seu anúncio poderá ser inserido numa obra que trate do assunto a que ele está relacionado.
Um distribuidor de componentes pode anunciar num livro de circuitos como a nossa série Banco de Circuitos, um vendedor de instrumentação eletrônica pode inserir seus produtos nos livros como da série Como Testar Componentes, e assim por diante.
Se o leitor deseja saber mais sobre essa modalidade de publicidade contate-nos pelo E-mail
(*) Veja artigos em:
http://reillyrangel.com.br/2013/01/enfim-os-e-books/
http://paidcontent.org/2012/06/12/what-will-the-global-e-book-market-look-like-by-2016/
http://mashable.com/2012/06/17/ebook-hardcover-sales/
http://www.telegraph.co.uk/culture/books/booknews/9550154/E-book-sales-up-188-per-cent.html