Este projeto foi publicado em uma revista Eletrônica Total 76 especial de 1996, no entanto é atual, tanto pelo que faz como pelos componentes que usa. Ele mede o consumo de eletroeletrônica ligado à rede de energia.

 


 

 

Na edição especial número 76 da revista Eletrônica, um dos 20 projetos selecionados foi um simples medidor de consumo de eletrodomésticos. O circuito, muito simples, mas muito útil fez muito sucesso e até hoje é solicitado pelos nossos leitores.

A ideia era muito simples. Ligar entre a tomada de força e o eletrodoméstico um medidor de corrente cuja escala pudesse ser calibrada em termos de potência. Isso era simples, pois poderíamos usar como referência uma lâmpada incandescente, por exemplo. Assim, bastava colocar a lâmpada como carga e calibrar um trimpot.

O circuito era baseado na queda de tensão de um resistor de muito baixo valor, para não afetar o funcionamento do eletrodoméstico. Para o acionamento por corrente contínua, sem afetar a corrente alternada fornecida ao circuito analisado eram usados dois diodos, conforme mostra o circuito da figura 1.

 

Figura 1 – o circuito
Figura 1 – o circuito | Clique na imagem para ampliar |

 

Para aparelhos até 100W era indicado o 1N4004, mas poderiam ser usados diodos de maior corrente, como o 1N5404 para até 500 W.

O instrumento poderia ser um VU econômico retirado de um aparelho de som antigo ou comprado, ou ainda como solução que poderia ser adotada em nossos dias, a escala mais baixa de tensões contínuas de um multímetro.

O projeto completo encontra-se em Medidor de Consumo de Eletrodomésticos (INS559) e assista ao vídeo https://youtu.be/M-Oq_FLLltw