Na realidade, não publicamos naquela revista Eletrônica Total 39 de dezembro de 1991 um simples artigo para iniciantes, mas sim um artigo contendo uma boa quantidade de projetos muito simples. Atingindo os que ensinavam e os que estavam começando, este foi mais um artigo que marcou época.

 


 

 

Um dos problemas que enfrentávamos quando éramos parte do corpo diretor das revistas da Editora Saber era convencer que o público que atingíamos não era sempre o mesmo. Se um tema era abordado num artigo numa edição, nunca mais ele seria abordado, com o risco de se tornar repetitivo.

Não percebiam que o nosso público estava constantemente se renovando. Todos os dias novos leitores começavam a ler a revista e muitos, mesmo sendo leitores antigos esqueciam-se de que um determinado artigo foi publicado e nos pediam para abordar o tema.

Era necessário reciclar, repetir os temas e se possível com aperfeiçoamentos. Um artigo tratando do velho e conhecido 555 no passado não seria o mesmo, se refeito para sair agora.

Mas, mesmo com as restrições, os artigos que voltavam às bases, para os que estavam começando saiam pelos nossos esforços. Foi o caso do artigo Projetos de Iniciação que eram justamente dirigidos para os que estavam começando e para professores.

Naquela época ainda não havia o conceito de STEM que é o ensino de tecnologia desde o nível fundamental, e alguns professores já faziam isso e eram nossos leitores.

Assim, o artigo se destinava ao ensino dos fundamentos da eletrônica usando material de muito fácil obtenção, principalmente sucata que atualmente incluímos em nosso manual maker (link).

Além disso, ainda hoje abordamos esses projetos em artigos da nossa seção Miniprojetos e Artigos Didáticos com grande sucesso.

O que fazer com um alto-falante velho, uma lima, algumas pilhas, LEDs para ensinar eletrônica é a base deste artigo que ainda é de extrema atualidade.

Muitos dos projetos deste artigo entraram no site de forma isolada, mas você pode ter o artigo completo para preparar suas aulas, para ensinar os jovens, para criar oficinas maker e fazer trabalhos alternativos de montagem.

Até mesmo um vídeo com nosso personagem Eltron, que ensina eletrônica em sua Playlist de nosso canal, aborda um dos projetos descritos neste artigo, em que ele assusta seu amigo usando um alto-falante velho e uma lima.

Veja o vídeo e acesse o artigo Projetos de iniciação (DID016).