Na verdade, o circuito apresentado era um simples PWM para 12 V controlando o brilho de lâmpada que poderia ter até 2A de corrente, dependendo do transistor utilizado. É deste projeto que tratamos neste artigo.

 


 

 

A revista é a Eletrônica Total 46 de julho de 1992. O circuito poderia ser usado em diversas aplicações práticas no controle de lâmpadas de 12V. Uma aplicação possível era em lâmpadas de painéis de carro que, naquela época, utilizavam lâmpadas incandescentes. Os LEDs brancos ou usados em iluminação não eram comuns na época.

Pela sua simplicidade, montado numa pequena placa de circuito impresso, usando um MOSFET de potência ele podia ser montado com facilidade.

O controle da lâmpada era obtido de uma forma muito interessante e que começava a ser adotada na época. O controle era feito pela modulação em largura de pulso da tensão aplicada à lâmpada, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1- O controle
Figura 1- O controle | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Os componentes básicos eram comuns e até hoje são, o que permite utilizar este mesmo circuito em outras aplicações como, por exemplo, o controle de velocidade de pequenos motores ou ainda o controle de temperatura de elementos de aquecimento para 12 V.

Trata-se de projeto atual que pode ser montado em cursos de iniciação à tecnologia ou mesmo cursos técnicos ou ainda aproveitado como parte de projetos mais avançados. Uma ideia é trocar o potenciômetro por um LDR e assim ser obtido um controle de potência através da luz.

Enfim, o projeto fez sucesso e se o leitor quer montá-lo acesse Dimmer Digital para 12 V (ART1622).

Veja o vídeo em https://youtu.be/hxu6N2JtAkU