A Keysight Technologies, em application note descreve de maneira detalhada o modo de se realizar medidas de fugas em capacitores usando o seu B2985A/87A, eletrômetro e medidor de altas resistências de que já tratamos no artigo INS603. Não vamos detalhar todo o conteúdo do documento, já que ele pode ser acessado, mas neste artigo damos uma ideia de como este instrumento pode ser usado com eficiência.
Em Application Note que pode ser acessado em https://literature.cdn.keysight.com/litweb/pdf/5992-1307EN.pdf?id=2693044 a Keysight Technologies detalha o uso de seu eletrômetro/medidor de altas resistências B2985A/87A na medida de fugas de corrente em capacitores.
Segundo o Application Note a corrente de fuga de um capacitor que também pode ser expressa como resistência de isolamento é de extrema importância na especificação desse componente.
Na medida desta grandeza o capacitor deve estar totalmente carregado e de modo estável com a tensão de teste. Deve-se ainda considerar que são induzidos erros pela corrente de absorção do dielétrico, os quais devem ser considerados.
A técnica de medida exige que certo tempo depois de aplicar a tensão seja esperado antes de se realizar a medida.
Os instrumentos da Keysight possuem os recursos para a realização desta medida como uma fonte interna até 1000 V e possuem ainda uma resolução de 0,01 fA (femtoampère ou 10-17 A).
Na figura 2 temos o arranjo simples feito para a medida da fuga de um capacitor.
Neste arranjo Rp = Vs/Vs onde Rp é a resistência de fuga.
No documento da Keysight encontramos diversos truques para que o procedimento nas medidas seja correto, já que correntes extremamente pequenas estão envolvidas, o que significa um cuidado especial no manejo dos componentes e instrumentos envolvidos.
INS207S