O que são: São diodos retificadores usados normalmente em fontes de Muito Alta Tensão (MAT) em monitores de vídeo, televisores e outras aplicações que exijam tensões acima de 10 000 V.
Esses diodos são formados por conjuntos de pastilhas de silício ou diodos para menor tensão ligadas em série num único invólucro, conforme sugere a figura 1.
O que testar
O teste de junção com um multímetro é problemático, pois é preciso que o instrumento aplique uma tensão mínima que depende do número de pastilhas usadas para que ocorra a leitura de baixa tensão.
Por exemplo, se no diodo existirem 10 pastilhas em série, como cada uma precisa de aproximadamente 0,7 V para conduzir, esse diodo só conduz com pelo menos 7 V, tensão que normalmente não é aplicada num teste comum, o que vai fazer com que um falso estado de “diodo aberto” seja indicado.
Assim, para a prova, recomenda-se o uso de um circuito especial que aplique uma tensão mais elevada.
Instrumentos Usados
Circuito de prova
O Teste
Procedimento
Monte o circuito de prova da figura 2.
a) Faça a prova de continuidade do diodo no sentido direto e depois no sentido inverso.
b) Observe o brilho da lâmpada
Interpretação da Prova
Se a lâmpada acender nas duas provas, o diodo se encontra em curto. Se não acender nas duas provas, o diodo se encontra aberto. A lâmpada deve acender numa das provas e quando o diodo for invertido não deve acender.
Não use lâmpada maior do que 5 W nessa prova, pois a corrente pode ser maior do que a suportada pelo componente em prova..