Se você tem alguma dificuldade em receber as estações de TV ou FM devido a problemas de distâncias ou localização, a solução pode estar na montagem de um reforçador ou “booster”. Este reforçador dá um excelente ganho na faixa que vai dos canais baixos de TV, passando pela faixa de FM e indo até os canais mais altos. Intercalado entre a antena e o receptor é extremamente simples de instalar e usar.
Obs. Existem no site diversos artigos semelhantes.
Se o sinal de TV ou FM chega a sua localidade mas não é suficiente para proporcionar uma boa recepção, a solução para o problema pode estar num amplificador de antena.
E claro que este circuito não funcionará nos casos em que o sinal não chega, pois ele não pode amplificar o "nada", mas se existe apenas um problema de sinal fraco, e o ruído ainda está abaixo deste sinal, a presença do amplificador pode melhorar muito a recepção.
A base do projeto é um transistor BFY90, um amplificador de VHF e µHF com altíssima frequência de corte (1,4 GHz) e que proporciona um ganho de até 6 dB nas frequências mais altas de TV.
O aparelho é alimentado diretamente pela rede local e intercalado entre a antena e o receptor, conforme sugere a figura 1.
Veja que numa colocação melhor, para considerar também eventuais perdas de sinais no cabo, o aparelho poderia ser colocado junto à antena, com a alimentação de corrente contínua subindo até o amplificador, conforme mostra a figura 2.
Esta disposição proporciona os melhores resultados, pois elimina os problemas de perdas (atenuações) de sinal no próprio cabo. Veja que, para sinais fracos, a perda no cabo é mais sentida do que para o sinal mais intenso, após a amplificação.
COMO FUNCIONA
O que propomos é um amplificador aperiódico, ou seja, um amplificador que não é sintonizado para uma frequência determinada, mas sim que pode operar com uma certa faixa de frequências.
Esta faixa de frequências é determinada tanto pelas características do transistor como também dos elementos diversos do circuito especificamente XRF1, C1 e C4.
O transistor BFY90 é um transistor normalmente encontrado em seletores de TV que apresenta características excelentes nas frequências maia altas..
Na verdade, este transistor pode amplificar sinais até mais de 1000 MHz ou 1 GHz, o que está bem acima do último canal de VHF.
BFY90
Transistor de banda larga (Ibrape)
VCEQ.........15V
IC ...........25mA
Ptot ........2oomW
fT.........1,4GHz
F(dB) a 200 MHz. . . .2,5 r
O encapsulamento deste transistor é do tipo SOT18 (11) que tem 4 terminais, já que temos uma ligação à carcaça que serve de blindagem.
Na configuração indicada o transistor amplificará sinais compreendidos entre 30 MHz e 250 MHz, com um ganho variável segundo a frequência, dados no gráfico da figura 3.
A alimentação é feita com uma tensão de aproximadamente 20 V obtida de fonte regulada com zener. Como o consumo de corrente é muito baixo, um único diodo é suficiente para esta função, reduzindo a tensão retificada de um transformador de 12 +12 V.
MONTAGEM
Começamos por dar o circuito completo do amplificador na figura 4.
Como se trata de montagem crítica, é muito importante seguir a disposição mostrada na figura 5.
Esta disposição prevê o uso de conectores coaxiais para cabo deste tipo.
Podemos, entretanto, prever conectores ou barras de terminais para linha paralela de 300 Ω.
O conjunto deve ser instalado em caixa fechada e colocado junto ao receptor ou antena. Os componentes não são críticos mas algum cuidado deve ser tomado na sua escolha.
Os resistores são todos de 1/8 ou ¼ W e os capacitores cerâmicos de boa qualidade (plate ou disco). Os eletrolíticos são 35 V ou mais e os choques de RF são enrolados segundo as seguintes especificações:
XRF1 consta de 3 espiras de fio 24 ou 26 sem núcleo com diâmetro de 1cm. O comprimento do enrolamento é de 0,6cm.
XRF2 é um choque de RF de 100 µH do tipo "microchoque". Na sua falta enrole 100 voltas de fio esmaltado 32 num resistor de 1ook x ½ W.
O transformador de 12 +12 V é de baixa corrente com até 100 mA, já que o consumo da unidade é baixo. O diodo zener é de 400 mW ou 1W e seu valor não é crítico podendo ficar entre 18 e 22 volts, o que dá uma corrente máxima de 5 mA. O consumo do amplificador estará entre 5 e 10 mA.
O LED indicador de funcionamento é optativo.
PROVA E USO
Para provar a unidade basta ligá-la entre a antena e a entrada do televisor ou receptor de FM. Os cabos de ligação ao televisor ou receptor devem ser curtos com plugues previstos de acordo com o tipo de conexão ou então terminais.
Ligue o televisor num canal "fraco" e ligue em seguida o reforçador. O sinal deve melhorar. Não há necessidade de ajustes.
Se o contraste melhorar, mas persistir o "chuvisco", o problema de recepção é também devido a ruídos. Use então uma antena de maior ganho.
Para o receptor de FM. com a utilização do reforçador deve melhorar a indicação de sinal no S-meter no painel, se existir.
Para usar r aparelho é só ligá-lo quando for ouvir seu programa de FM ou ver TV.
Q1 - BFY90 - transistor para VHF e µHF
Dz - Zener de 20 Vx 400 mW ou 1 W
D1 - 1N4004 - diodo retificador
T1 - Transformador com primário segundo a rede local e secundário de 12 +12 V x 50 ou 100 mA
XRF1, XRFZ - ver texto
E1, E2 - jaques de entrada e saída de sinal (ver texto)
R1 – 15 k .- resistor (marrom, verde, laranja)
R2 -100 Ω - resistor (marrom, preto, marrom)
R3 - 6k8 - resistor (azul, cinza, vermelho)
R4 - 2k2 - resistor (vermelho, vermelho, vermelho)
R5 - 22 Ω - resistor (vermelho, vermelho, preto)
R6 - 1k2 - resistor (marrom, vermelho, vermelho)
R7 - 470 Ω - resistor (amarelo, violeta, marrom)
R8 - 820 Ω – 1 W resistor (cinza, vermelho, marrom)
R9 - 2k2 x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, vermelho) - opcional
LED 1 - LED comum - opcional
C1, C4 - 1nF - capacitor cerâmico
C2 - 47 pF - capacitor cerâmico
C3 - 1 nF - capacitor cerâmico
C5, C6 - 100 nF - capacitor cerâmico
C7 - 470 µF x 25 V - capacitor eletrolítico
C8 - 220 µF x 35 V - capacitor eletrolítico
C9 - 100 µF x 25 V - capacitor eletrolítico
S1 - Interruptor simples
Diversos: cabo de alimentação, fios, placa de circuito impresso, caixa para montagem, LED, fios esmaltados etc.