Este controle PWM de fácil construção pode ser usado com motores DC e caixas de redução de 6 a 12 V com correntes até o limite dado pelo MOSFET, da ordem de vários ampères.
Os controles PWM têm a vantagem do alto rendimento e da manutenção do torque em baixas velocidades.
Veja mais no site em que explicamos isso em artigo completo (ALM442).
O controle que descrevemos usa um MOSFET de alta potência, podendo controlar correntes intensas, mas precisa de tensões de pelo menos 5 V para operar, daí não podermos usá-lo em motores de menos de 6 V.
O circuito tem por base um oscilador com o 4093 com o ciclo ativo controlado por um potenciômetro.
Na figura 1 temos o circuito completo do controle.
Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para a montagem.
Qualquer MOSFET serve devendo este componente ser dotado de dissipador de calor de acordo com a corrente do motor.
Os resistores são de 1/8 W com qualquer tolerância e o capacitor C1 deve ser experimentado de modo que o motor tenha um bom controle sem vibrações.
O capacitor eletrolítico deve ter tensão maior do que a usada na alimentação.
Na figura 3 temos uma sugestão de fonte estabilizada de 6 V ou 12 V para correntes até 1 A.
Na montagem, observe a posição do circuito integrado e do MOSFET assim como a polaridade dos diodos e capacitor eletrolítico.
CI-1 – 4093 – circuito integrado CMOS
Q1 – IRF640 ou equivalente - MOSFET de potência
D1, D2 – 1N4148 – diodos de silício
P1 – 1 MΩ – potenciômetro
C1 – 100 nF a 470 nF – capacitor cerâmico ou poliéster
C2 – 1 000 µF – capacitor eletrolítico
R1 – 47 kΩ – resistor – amarelo, violeta, laranja
R2 – 10 kΩ – resistor – marrom, preto, laranja
R3 – 4,7 kΩ – resistor – amarelo, violeta, vermelho
R4 – 120 kΩ – resistor – marrom, vermelho, amarelo
Diversos:
Placa de circuito impresso, fonte de alimentação, dissipador de calor, fios, solda, etc.