A disponibilidade de conjunto de peças que permitam a elaboração de projetos de robótica, mecatrônica, para ensino de física e ainda para a elaboração de experimentos como tema transversal de diversas disciplinas é algo com que muitos educadores têm sonhado há muito tempo. O MODELIX oferece finalmente uma solução inteligente que, pelas suas características oferece soluções que podem ser aplicadas desde o ensino fundamental até o superior e mesmo na elaboração de protótipos na indústria ou no desenvolvimento de produtos e equipamentos de pesquisa. Nesse artigo trataremos desse novo recurso da educação tecnológica.
Educadores, estudantes, projetistas de equipamentos robóticos, mecatrônicos e automatismos industriais sabem que o principal obstáculo com que se depara numa montagem prática é com os recursos mecânicos.
Engrenagens, polias, suportes, eixos, mancais, correias e tudo mais não podem ser encontrados prontos, principalmente com as dimensões compatíveis a um conjunto em desenvolvimento. A disponibilidade de uma oficina é a saída (dispendiosa) que se encontra para se obter as peças quando não são encomendadas a um custo elevado a um fornecedor externo.
O sistema MODELIX, na verdade não é uma novidade, a não ser pelo fato de agora estar disponível no nosso país. Criado no final do século XIX na Europa, com o nome de "Meccano", ele foi o brinquedo tecnológico mais utilizado por muitas gerações.
Caindo em domínio público, depois de tanto tempo, o formato Meccano passou a ser explorado de diversas maneiras, mas nem sempre com o aproveitamento de seu maior potencial (educacional) e ainda nem sempre a um custo acessível.
A idéia básica do MODELIX em nosso país é oferecer não apenas as peças, mas também o método que permita sua utilização como ferramenta para o ensino de tecnologia e, mais do que isso, até mesmo a realização de experimentos que possam ser usados como temas transversais das disciplinas do ensino fundamental e médio.
De fato, alavancas e sistemas móveis montados com o MODELIX podem ajudar a estudar o movimento dos planetas (geografia), como funciona um músculo (ciências), ou ainda como montar uma régua de cálculo (matemática), e muito mais...
O que é o conjunto MODELIX
O MODELIX se caracteriza por não ter aparência de brinquedo e não usar encaixes. Suas partes metálicas (robustas) são fixadas através de parafusos, conforme mostra a figura 1.
Além de uma aparência mais séria, com um ar mais tecnológico, não se corre o risco de que peças escapem quando uma montagem tomba, cai ou sofra um impacto maior.
Por outro lado, manuseando peças com o uso de ferramentas, o MODELIX permite um aprimoramento da coordenação motora fina que, infelizmente, os alunos de nossas escolas estão perdendo por não utilizarem suas mãos em tarefas delicadas.
O MODELIX é formado por uma grande quantidade de peças que, pelas suas dimensões podem não apenas ser acopladas umas nas outras através de parafusos como também permitem o acoplamento com recursos externos, com facilidade.
De fato, o uso de parafusos permite que placas de circuito impresso com circuitos de controle, sensores, microcontroladores, interfaces sejam presas ao conjunto com extrema facilidade. Não se exige compatibilidade de fábrica, o que permite que o estudante, o professor, o pesquisador ou o projetista crie sua placa sem ter problemas de acoplá-la ao conjunto.
Conforme podemos ver pela figura 2, temos vários tipos de peças, que possibilitam a elaboração dos mais diversos projetos. Podemos separar essas peças em grupos:
a) Barras de metal para elaboração de chassi. Disponíveis em vários formatos e tamanhos.
b) Cantoneiras de diversos tipos
c) Eixos de diversos tamanhos
d) Polias de diversos diâmetros
e) Rodas
f) Pneus e anéis de borracha para tornar polias elementos propulsores
g) Correias e elásticos para acoplamento entre polias formando caixas de redução e sistemas de redução.
h) Mancais
i) Parafusos e porcas padronizados
Além disso temos as partes elétricas e de hardware que possibilitam a elaboração de montagens mecatrônicas como:
a) Motor elétrico
b) Peça para fixação de interruptor e interruptor
c) Peça para fixação de LED ou sensor
Enfim, conforme mostram as fotos de exemplos de montagem da figura 3, podem ser elaboradas montagens em todos os níveis com as mais diversos graus de complexidade.
Disponibilidade
Além dos conjuntos básicos que podem ser usados em escolas, empresas ou laboratórios de pesquisa para desenvolvimento e aulas práticas com o reaproveitamento das peças, também é possível obter peças separadas.
Mais do que isso, podem ser criados kits específicos para escolas ou para brindes que, pelo seu baixo custo, podem ficar para os alunos.