Em uma prova empolgante, a edição de 2006 mostrou muita criatividade e habilidade das 11 equipes participantes.

 

O DESAFIO

Projetar e montar um aeromodelo em apenas 6 horas, utilizando como material-base um caixote de alho. Em todo o trabalho não foi permitido o uso de ferramentas elétricas. Contando pontos estavam o acabamento, a criatividade e a qualidade do voo.

 

 

LOCAL

O evento foi promovido pelo Clube de Aeromodelismo de Santana (CASA) em São Paulo, com apoio da Casa Aero Brás.

O local dispõe de duas pistas de VCC (Voo Circular Controlado) e uma escola de aeromodelismo com 12 bancadas.

 

 

A MONTAGEM

No sábado (19/08), 33 participantes (11 equipes) iniciaram o trabalho com um entusiasmo contagiante ao público presente. Afinal não é apenas montar um aeromodelo estático e sim ter que fazê-lo voar, para isso são necessários vários conceitos tecnológicos e habilidades manuais assim como coordenação para trabalho em equipe.

 

 

OS PROJETOS

Com muita criatividade, havia desde uma pizza de calabresa até um tapete do Aladim. Do passado (com um avião da Primeira Guerra) ao futuro, com uma nave X-Wing de Guerra nas Estrelas.

 

 

O DIA DO VÔO

No domingo (20/08), com um público presente de quase 200 pessoas iniciaram-se os voos. Muita ansiedade e apreensão para as equipes e muita diversão para o público.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Aconteceu de tudo: rodas se soltando, voos desequilibrados e aviões se despedaçando no chão. Os destaques foram o fantástico voo do avião do Batman, pois poucos acreditavam que ele iria realmente voar, e a persistência da equipe Los Mulambos que conseguiu, após três anos (2004, 2005 e 2006), fazer o X-Wing sair do chão e dar várias voltas. Infelizmente, ele se despedaçou após ter problemas no estabilizador.

 

 

VENCEDORES

Primeiro Lugar: Equipe Palhaços com um avião da Primeira Guerra.

Segundo Lugar: Equipe Snaque com o avião do Batman.

Terceiro Lugar: Equipe Los Mulambos com o X-Wing.

 

 

CONCLUSÃO

Eventos como esses mostram como é possível promover e incentivar as pessoas a se envolveram com tecnologia, aprendendo e trocando experiências além, de se divertirem num ambiente saudável e familiar.

O clube de aeromodelismo CASA vem há 40 anos unindo pessoas com esse mesmo ideal. Para aqueles que tiverem oportunidade, vale a pena uma visita para conhecer o local.

Fica, então, a nossa sugestão para que esses conceitos de prova e clube se espalhem a outros lugares e para outras áreas além do aeromodelismo. Que tal uma prova de robôs feitos de caixotes ou de papelão?

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST