Este é um interessante circuito integrado ideal para a elaboração de shields de controle de motores de corrente contínua com corrente de até 1 A. Na verdade, diversos shields comerciais fazem uso deste componente. Neste artigo, baseados no datasheet do próprio componente da ST Microelectronics mostramos o funcionamento e uso deste útil componente.
MEC526S
O circuito integrado L293b e L293e da ST Microelectronics consiste em deivers de motores de corrente contínua e outras cargas de até 1 A, disponíveis em dois invólucros, conforme mostrado na figura 1.
A disponibilidade nestes tipos de invólucros facilita seu uso no desenvolvimento de projetos numa matriz de contatos. Os invólucros têm respectivamente 16 e 20 pinos.
Os dois tipos usam os quatro pinos centrais para condução de calor que pode ser feita numa área cobreada maior da placa de circuito impresso.
Cada canal é controlado por lógica TTL o que facilita seu uso direto como shield para microcontroladores. Na figura 2 temos a pinagem deste circuito integrado para os dois tipos de invólucros.
Na figura 3 temos os circuitos equivalentes para os dois tipos e os diagramas típicos de aplicação, obtidos no próprio manual da ST.
A tabela abaixo mostra as características elétricas. Mais pode ser obtido no datasheet disponível no site da ST e mesmo em outros lugares da Internet. Para compra sugerimos a busca dos tipos específicos e datasheet no site da Mouser Electronics.
Para acionamento temos abaixo a tabela verdade.
Uma primeira aplicação é mostrada na figura 4 consistindo num controle para dois motores. Junto ao diagrama é dada a tabela de controle.
Uma segunda aplicação prática é mostrada na figura 5 onde o dispositivo funciona como uma ponte H para correntes até 1 A. A tabela de controle é dada junto ao diagrama.
Na figura 6 temos o controle de um motor de passo bipolar. O circuito é do próprio datasheet do componente.
Observe que neste circuito a corrente máxima por enrolamento é de 300 mA.
O L293 deve ser dotado de dissipador de calor que tanto pode ser externo como formando uma área cobreada na placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 7. A solução de dissipador externo também é mostrada nesta figura.
Conclusão
A solução dada por este componente é interessante num projeto em que a corrente não seja mais elevada. Para correntes maiores sugerimos o uso do L298 explorado no MEC525.