Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes usando circuitos de potência.

 

Acendedor de Fogão à Gás com SIDAC

Os SIDACs ainda não são componentes comuns em aplicações de potência que envolvem o disparo com tensões. No entanto, eles podem substituir com vantagens outros dispositivos de resistência negativa como SCRs em algumas aplicações. O circuito mostrado na figura é sugerido pela Teccor (www.teccor.com) que têm em sua linha de produtos diversos SIDACs com tensões diferentes de disparo, na faixa de 100 a 300 V. O circuito mostrado nada mais é do que um oscilador de relaxação onde um capacitor de 1,2 µF é descarregado através do primário de um transformador gerando a alta tensão responsável pela faísca que acende o gás. Na aplicação indicada, o SIDAC é ligado no circuito de descarga do capacitor e o capacitor juntamente com um resistor de 4,7 k Ω forma o circuito RC responsável pelas oscilações. A tensão que alimenta o circuito vem do secundário de um transformador de 24 v passando por um dobrador de tensão com 4 diodos.

 


 

 

Controle de Velocidade Para Autorama

Encontramos este controle de velocidade para autorama em uma publicação americana dos anos 70. Com alterações nos componentes, o circuito pode ser montado ainda hoje. O transformador é de 12 V com pelo menos 3 A e o SCR pode ser o TIC106. Os transistores são o BC558 para T1 e BC548 para T2. Os diodos da ponte retificadora podem ser os 1N5402. Os demais componentes admitem pequenas alterações de valores de acordo com os padrões atuais. O SCR deve ser montado em dissipador de calor.

 


 

 

 

Timer UJT e SCR

Esta configuração tradicional de timer pode fornecer intervalos de tempo até algumas dezenas de minutos. O unijunção pode ser o 2N2646 e o SCR o TIC106. A tensão de alimentação depende do relé utilizado. O circuito é de uma documentação da Radio Shack.

 


 

 

Drive de Motor de Passo

Este circuito foi encontrado numa publicação sobre computadores dos anos 70. Os transistores podem ser os BD135 para motores até 500 mA e TIP31 para motores até 2 A. A tensão do motor pode ser diferente da tensão dos circuitos lógicos. Os resistores de base dos transistores são de 1k.

 


 

 

Controle de Velocidade Para Motor tipo Shunt

Este circuito é de uma documentação da Motorola sobre dispositivos de potência de 1976. Os SCRs têm corrente de acordo com o motor controlado, assim como os diodos da ponte. Os transformadores são do tipo pulso com relação de espiras de 1 para 1. O SCR de disparo Q5 pode ser o TIC106.

 


 

 

Drive de Potência com Darlington

Este circuito que aciona a carga quando a saída lógica está no nível baixo, foi obtido num manual de controles de potência da Motorola de 1975. Os transistores podem ser tipos mais modernos como o BC558 paraQ1 e um Darlington NPN da série TIP de acordo com a potência da carga que deve ser controlada.

 


 

 

Controle de Velocidade Para Motores

Esta configuração tradicional de controle de velocidade com Triac foi encontrada numa documentação técnica dos anos 70. O Triac deve ter capacidade de acordo com o motor e deve ser montado num bom radiador de calor. Qualquer diac serve e o potenciômetro de controle pode ser de 470 k que é o valor padronizado atual.