Este artigo foi publicado em 2008, podendo ainda hoje ser montado com muita facilidade pois utiliza componentes comuns de baixo custo. Pela sua simplicidade é indicado aos montadores menos experientes. Trata-se de um circuito pré-amplificador para placas de som ou ainda amplificadores que sejam projetadas para operar com microfones dinâmicos. Com este circuito podemos usar microfones de eletreto. O circuito também serve para outros tipos de aplicação.
As entradas de som das placas dos computadores em geral são projetadas para trabalhar com microfones dinâmicos que tenham de 200 a 600 ? de impedância. Como fazer para usar uma placa desse tipo desse tipo com microfones de eletreto? Neste artigo damos um projeto que permite fazer isso. Trata-se de um simples projeto que pode ser de grande utilidade para os que editam som em seus computadores.
As entradas dos microfones das placas de som possui um conector com 3 terminais com a configuração mostrada na figura 1.
Esses conectores possuem um terminal que fornece uma tensão de polarização a qual pode ser usada para um circuito pré-amplificador, caso ele seja necessário.
O que descrevemos a seguir é um circuito que faz uso de dois transistores, e permite o uso de um microfone de eletreto comum.
Como Funciona
Inicialmente temos um circuito formado por um divisor resistivo (R1 e R2) com um filtro adicional (C2) o qual tem por finalidade fornecer a tensão de polarização para o microfone de eletreto.
O sinal do microfone de eletreto de dois terminais é levado via C1 à base de um transistor pré-amplificador de áudio de alto ganho e baixo ruído.
Este transistor está acoplado diretamente à base de um transistor de uso geral que faz a amplificação final fornecendo um sinal com uma impedância de 330 ? para a entrada do PC.
A alimentação é retirada do próprio PC e o cabo triplo não precisa ser blindado, mas não pode ser muito comprido. Para o microfone de eletreto, se ficar longe do circuito deve ser conectado por cabo blindado.
Montagem
O circuito completo do microfone de eletreto para computador é mostrado na figura 2.
Sua montagem pode ser feita numa placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 3.
Os transistores admitem equivalentes e pequenas alterações de valores de resistores como R3 e R4 podem ajudar a eliminar eventuais distorções que ocorram devido às tolerâncias dos componentes.
O conjunto cabe facilmente numa caixa plástica ou mesmo na base de um microfone de pedestal.
As tensões de trabalho dos capacitores eletrolíticos podem ser de 12 V ou mais.
Q1 - BC549 ou equivalente - transistor de baixo ruído
Q2 - BC548 - transistor NPN de uso geral
MIC - Microfone de eletreto de dois terminais
R1 - 1,2 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, vermelho, vermelho
R2 - 3,9 k ? x 1/8 W - resistor - laranja, branco, vermelho
R3 - 12 k ? x 1/8 W - resistor - marrom, vermelho, laranja
R4 - 1 M ? x 1/8 W - resistor - marrom, preto, verde
R5 - 220 ? x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, marrom
R6 - 8,2 k ? x 1/8 W - resistor - cinza, vermelho, vermelho
R7 - 330 ? x 1/8 W - resistor - laranja, laranja, marrom
C1 - 47 nF - capacitor cerâmico ou poliéster
C2, C4 - 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico
C3 - 100 nF - capacitor cerâmico ou poliéster
C5 - 2,7 nF - capacitor cerâmico ou poliéster
C6 - 22 µF x 12 V - capacitor eletrolítico
Diversos:
Placa de circuito impresso, fios blindados, caixa para montagem, solda, etc.