A Maxim (www.maxim-ic.com) em seu application note App 84 descreve um interessante circuito que permite alongar pulsos de curta duração de modo que eles possam ser reconhecidos por circuitos digitais. Veja nesse artigo como implementar esse circuito usando apenas um amplificador operacional. (2005)

Os circuitos digitais comuns não conseguem resolver facilmente pulsos de curta duração. Na prática são usados flip-flops tipo D para alongar os pulsos, mas a duração mínima que eles conseguem resolver é da ordem de 40 ns.

No entanto, existem aplicações práticas que trabalham com pulsos de muito menor duração, como os que ocorrem em circuitos de modulação de laser que ficam na faixa de 15 ns a 25 ns.

A solução proposta pela Maxim, mostrada na figura 1, pode alongar pulsos a partir de 15 ns, com amplitudes tão baixas como 100 mV e até menos.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

O alongamento dos pulsos é determinado pelos valores de R e C. Com os valores indicados no circuito a duração dos pulsos será de 100 ns.

 

O circuito responde a pulsos positivos de entrada. A saída vai ao nível baixo e o capacitor C põe o latch compatível com a entrada TTL no nível baixo.

 

Quando a entrada volta ao nível baixo, o capacitor continua descarregando através de R até o momento em que a tensão de entrada cruza o limiar de 1,4 V, liberando assim o latch.

 

O resistor R pode ter valores entre 270 ohms e 1 k ohms enquanto que o capacitor C pode ter valores entre 10 pF e 100 pF. Com essa faixa de valores, os tempos de alongamento obtidos ficarão entre 50 ns e 500 ns.

 

Observe que a alimentação do circuito é feita com 5 V o que torna-o compatível com lógica TTL.