Este circuito foi baseado no Micro-amplificador ART2765 de 1977, mas pode ser montado com amplificadores mais modernos da mesma potência. Trata-se de uma adaptação para ampliar o som de conversas telefônicas obtendo-se um viva-voz.
A voz de quem está falando no telefone, do outro lado da linha pode ser captada e ampliada para ser ouvida num alto-falante por todos que estiverem nas proximidades. Com isso você não precisa ficar repetindo a conversa se esta tiver de ser ouvido por muitos.
Indutivamente os sinais de um telefone podem ser captados e amplificados posteriormente para serem ouvidos num alto-falante.
Para realizar esta captação indutiva existem no comércio bobinas captadoras telefônicas, do tipo mostrado na figura 1, as quais constam de milhares de espiras de fio esmaltado fino e ainda possuem uma ventosa para poderem ser afixadas no próprio telefone, conforme ilustra a mesma figura.
O número elevado de espiras é necessário para se poder ter o maior nível de sinal possível na sua saída e com isso uma audição perfeita no alto-falante.
Entretanto, mesmo no caso de amplificadores sensíveis pode ser necessário o uso de um pré-amplificador, ou seja, de uma etapa amplificadora adicional para se ter nível de sinal suficiente para excitar o amplificador à plena potência.
No nosso caso isso também pode ser necessário, mas aqui fornecemos o diagrama de um pré-amplificador que pode ser intercalado entre a bobina captadora e o amplificador de modo a termos os efeitos esperados. (figura 2)
O micro-amplificador nesta versão é alimentado por uma tensão de 6 ou 9 Volts, podendo ser instalado na própria caixa em que ficará o alto-falante. A bobina captadora do tipo comercial pode ser fixada no próprio telefone quando for necessária a ampliação da conversa.
Se for utilizado um pré-amplificador para esta versão, recomenda-se que suas ligações ao amplificador sejam feitas com os mais curtos possíveis de modo a se evitar a captação de zumbidos ou ainda a realimentações.
MONTAGEM
Para a realização deste captador telefônico você precisará do seguinte material:
1 micro-amplificador montado
1 potenciômetro de 100 kg com chave
1 alto-falante de 8 ohms (10 ou 15 cm)
1 bobina captadora para telefones
1 suporte para 4 pilhas médias ou grandes
Para esta versão o valor de R3 é de 10 k (marrom, preto, laranja).
Na figura 3 temos o diagrama completo do captador, sem o pré-amplificador.
Na figura 4 temos a disposição real dos componentes por onde os leitores menos experientes devem seguir para a realização do projeto.
Os cabos de entrada do circuito, ou seja, os fios por onde entram os sinais do captador devem ser bem curtos ou então blindados para se evitar a captação de zumbidos.
Você pode instalar o amplificador e o alto-falante numa única caixa a qual terá na sua parte posterior um jaque para a ligação do captador e o controle de volume onde também é ligado e desligado o aparelho.
EXPERIMENTANDO A UNIDADE
Completada a montagem, confira todas as ligações e se tudo estiver em ordem, coloque as pilhas no suporte e ligue o captador à entrada do circuito.
Acionando o potenciômetro e levando ao máximo de volume, coloque a bobina captadora no telefone, na parte posterior do cabo em que fica o fone de ouvir (figura 5).
Quando alguém falar do outro lado da linha sua voz deve ser amplificada e ouvida no alto-falante; Você também pode experimentar o aparelho, aproximando bobina captadora do alto-falante de um radinho que esteja ligado a médio volume.
Se o volume do som ouvido no alto-falante for muito baixo, isso significa que para o seu caso deve ser usado o pré-amplificador. Este pré-amplificador deve ser intercalado entre o micro-amplificador e a bobina captadora podendo ser alimentado pelas mesmas pilhas do micro-amplificador.