A finalidade deste circuito é controlar uma maquete ferroviária fazendo com que um trem vá e volte até uma estação de modo automático. O circuito utiliza componentes comuns e é fácil de montar.
O circuito é temporizado e juntamente com o diagrama temos também abaixo um vídeo feito pelo autor.
Começando com uma fonte de 12 vcc de 2 Amperes
3 relés de 12 v de 8 pinos com contatos 2 NA+2NF
1 TIC 106
1 Transistor BD165
1 Transistor Mosfet IRFZ40N (OU SIMILAR)
1 Regulador de tensão 7812
2 LEDS vm e vd
Resistores
1 1/8 w 2k2
2 1/8 10 K
1 1/8 100 R
1 potenciômetro de 5 k
7 diodos IN4007
1 capacitor de poliéster 100k x250v
Capacitores eletrolíticos
1 pç 1000 uF x25V
1 pç 470 uF x 25V
2 pç 100 uF x25V
2 pçs 4700 mf x 25V (tempo) *
2 reedswith pequeno
1 imã de 10 cm de diâmetro por 1 m/m de espessura ( embaixo do trem)
1 placa de circuitos(amostra) para soldar os componentes .
1 a 2 m de solda
2 m de fios de cores diversos 0,14 m/m e 0,50 m/m
1 locomotiva simples ou com vagões, da Frateschi ou qualquer marca
2 metros de trilhos de trem, ou se já tiver instalado.
Na figura 1 temos então o diagrama do aparelho de controle
Como ligar a fiação:
1 - Com as ligações conferidas do circuito, vamos começar colando o imã embaixo da locomotiva.
2 - Soldar um fio vermelho e um preto, em cada lado do trilho.
3- No Terminal (A)e (B) do relé RL1 vai para o controle de velocidade (fonte regulável) 0 a 12 vcc (+) e ( _ )
4- fazer dois furos de 1 m/m nos dormentes do trilho que vai ficar a estação da esquerda, , para fixar os reeds e soldar nos terminais do reed, os fios que vão para o C3 e D5 e outro no trilho da parte do “ positivo “ e da mesma forma da estação da direita, fixando o reed e um dos terminais, no outro lado do trilho e o outro, no D7
5- No relé RL1 nos terminais (C) e (F) e (D) e (E) fazer um “ X” soldar com fios finos, que é onde vai fazer a reversão da linha, que vai fazer o trem retornar para as estações.
6- No relé RL2 fazer igual o “ X” com fios finos onde vai descarregar os condensadores* para o Gate do IRFZ40N que é onde vai criar a temporização nas estações. (I) e (L) e (J) e (K)
7- No relé RL3 juntar os terminais (M) e (N) no terminal (O ) ligar um fio VM e ir para o trilho, é nesse contato, que vai acontecer a interrupção da tensão no trilho, enquanto a temporização estiver em andamento, após isso o trem começa andar no sentido contrário.
Explicação do funcionamento:
Imaginemos que o trem parte da Estação da direita, caminhando para a da esquerda, quando a locomotiva passar próximo ao reed, o efeito do imã na locomotiva, vai fechar o contato do reed e manda um pulso de tensão para o Gate do Tip 106 que vai ligar o relé RL1 fazendo a inversão da polaridade do trilho, vai ligar também o relé RL2 que faz descarregar o condensador C1 , no Gate do Mosfet IRFZ40N (temporizador) mantendo o tempo de acordo com a regulagem do potenciômetro, do valor do condensador C1 e da resistência R4 e para os valores que estão, o tempo é 1,20 1 minuto e 20 segundos) para menos, diminuir os valores.
Quando o tempo chegar a zero, o relé RL3 faz fechar os contatos (M) com (O) e (N) com (P) fechando o contato que vai para o trilho, fazendo o trem voltar para a estação da direita(ETD)
Na volta para a estação da esquerda (ETE) o reed é acionado pelo imã, vai chegar uma tensão na base do transistor BD165 ( ou similar) desligando o os relés RL1e RL2 e novamente descarregando o condensador C4 no Gate do Mosfet temporizador, invertendo a polaridade do trilho, fazendo o trem voltar, acontecendo tudo de novo.
Um detalhe que é interessante, para evitar quando o trem volta das estações, o reed não pode aceitar um pulso negativo e para isso, foram colocados dois diodos (D5 e D7) da tensão que vem do trilho, não deixando passar a polaridade (negativa) permitindo só a polaridade positiva . Outro detalhe são os diodos D3 e D4 que ficam nos trilhos, também garantem a parada da locomotiva, caso haja um erro ou falha do circuito.
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