Esta simples chave de código usa componentes comuns e permite que se estabeleça um número muito grande de combinações de números. O circuito aciona um relé que pode liberar um alarme ou fechadura e na condição de espera seu consumo é extremamente baixo.
O circuito apresentado ativa um relé por alguns segundos somente quando três interruptores são acionados de forma sequencial.
Se instalarmos os interruptores num teclado podemos ter uma sequência numérica para acionamento.
Outros interruptores serão acrescentados de modo a completar o teclado, e se algum deles for acionado indevidamente, a chave resseta e não pode ser acionada.
O circuito pode ser alimentado por tensões de 6 ou 12 V conforme o alarme e o transistor original pode ser substituídos por 2 BC548 na configuração Darlington.
Como Funciona
Três interruptores de pressão são ligados em série e a capacitores eletrolíticos de valores elevados.
O primeiro capacitor, de maior valor funciona como um reservatório de energia carregando-se com uma tensão muito próxima da alimentação.
Quando pressionamos S1, parte da carga deste capacitor se transfere para o segundo capacitor da série (C2) que então se carrega e mantém a carga por algum tempo.
Se pressionarmos em seguida S2, a parte da carga de C2 se transfere para C3 que então a mantém por algum tempo.
Pressionando finalmente S3,a carga de C3 se transfere para a base do transistor fazendo com que ele conduza a corrente e com isso o relé feche seus contatos.
Veja que a operação de acionamento dos três interruptores deve ser rápida para que não haja tempo para que eles percam suas cargas.
Se no final do processo um interruptor que não faça parte da sequência for acionado, ele descarregará o capacitor C3 inibindo o funcionamento da chave de código.
Montagem
Na figura 1 temos o diagrama completo da chave de código.
Na figura 2 damos uma sugestão de placa de circuito impresso para a montagem, utilizando um relé com soquete DIL.
Os capacitores eletrolíticos usados devem ser para 12 V ou mais e devem ser de excelente qualidade, pois uma descarga rápida devido a fugas impedirá o funcionamento normal do circuito.
Os interruptores de pressão podem ser colocados num teclado com numeração de 0 a 9 de modo a se obter uma senha de 3 números, segundo a escolha do montador.
Na figura 3 damos uma sugestão de fonte de alimentação para o circuito.
O transformador tem secundário de 200 a 500 mA e não há necessidade de regulagem.
O circuito apresentado tem funcionamento momentâneo, ou seja, o relé aciona por um curto tempo que depende da descarga de C3.
Para que o circuito trave podemos utilizar a conexão do relé mostrada na figura 4.
O relé, neste caso deve ser de dois contatos reversíveis e para rearmar o circuito, basta desligar por um instante a alimentação.
Também podemos ter o acionamento temporizado de uma carga externa, usando para esta finalidade um astável com o 555 conforme mostra a configuração da figura 5.
O tempo de acionamento depende do ajuste de P1 e do capacitor.
Com 1 000 µF o tempo de acionamento pode ser da ordem de algumas dezenas de minutos.
Finalmente, temos na figura 6 o modo de se fazer o acionamento de uma fechadura elétrica.
Neste exemplo, a fechadura é do tipo alimentado por bateria, mas nada impede que seja usada uma fechadura de 110 V ou 220 V.
Se o acionamento for muito rápido ou instável, altere os valores dos capacitores.
Q1 – BC517 – transistor NPN Darlington
D1, D2, D3 – 1N4148 – diodos de silício
R1, R2 – 100k Ω x 1/8 W – resistores – marrom, preto, amarelo
C1 – 1 000 µF – eletrolítico
C2 – 100 µF – eletrolítico
C3 – 10 µF – eletrolítico
K1 – Relé de 6 ou 12 V com 50 a 100 mA de acionamento
S1 a S3 – interruptores de pressão NA
Diversos:
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fonte de alimentação, fios, solda, etc.