Hoje a maioria dos veículos de transporte de cargas ou passageiros possuem um alerta sonoro de ré, o mesmo não ocorrendo com os carros de passeio. Se você tem um veículo que não possua este recurso, descrevemos a montagem de um simples alerta que pode se adaptado a praticamente qualquer veículo.
Muitos veículos possuem um alerta sonoro de ré que avisam qualquer pessoa nas proximidades que ele está andando de ré, eventualmente numa manobra de estacionamento.
Este recurso é muito importante no caso de veículos de carga e pesados, onde nem sempre a visibilidade permite que o motorista vejas e existe alguém atrás.
O circuito que descrevemos nada mais é do oscilador intermitente que aciona um buzzer quando a marcha à ré é engatada.
O circuito é ligado em paralelo com a luz de ré, o que torna sua instalação extremamente simples.
A alimentação do circuito é feita com a própria tensão da lâmpada e o consumo é extremamente baixo.
Como Funciona
O circuito se baseia no versátil circuito integrado 4093 que contém quatro portas disparadoras NAND.
Temos então duas portas usadas como osciladores, sendo uma para um oscilador de áudio que gera a intermitência dada por C2 e R1 enquanto a outra gera o tom que vai ser reproduzido, o qual é determinado por R2 e C3 enquanto que a outra.
Os sinais combinados que consiste num trem de pulsos intermitente é amplificado digitalmente pelas duas portas restantes e aplicados a um buzzer ou pequeno transdutor piezoelétrico.
Montagem
Na figura 1 temos o diagrama completo do sistema de alerta de ré.
O aparelho também pode ser usado com finalidade didática para mostrar como funciona um circuito intermitente 4093.
Assim, temos como primeira possibilidade de montagem uma matriz de contato ou uma placa universal com o mesmo padrão.
Essa montagem é mostrada na figura 2.
Para o caso da elaboração de uma placa de circuito impresso, temos uma sugestão de desenho na figura 3.
Na montagem, observe a posição do circuito integrado.
Prova e Uso
Para provar o aparelho, basta ligar numa fonte de 6 a 12 V e verificar se ele emite bips.
Comprovado o funcionamento, é só fazer a instalação definitiva no veículo, observando a polaridade da alimentação.
CI-1 4093 – circuito integrado
BZ – transdutor piezoelétrico – buzzer sem oscilador
F1 – 500 mA – fusível
C1 – 100 µF x 16 V – capacitor eletrolítico
C2 – 470 nF – capacitor de poliéster ou cerâmico
C3 – 22 nF- capacitor de poliéster ou cerâmico
R1 – 2,2 M Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, verde
R2 – 22 k Ω x 1/8 W – resistor - vermelho, vermelho, laranja
Diversos:
Placa de circuito impresso ou matriz de contatos, fios, solda, etc.