Eis um aparelho que não pode faltar ao detetive ou espião moderno que trata com documentos e dinheiro: um detector de documentos e dinheiro falsos por meio e radiação ultravioleta.
Obs. Originalmente este artigo da década de 80 fez parte de um dos meus livros de espionagem tendo sido atualizado para uma edição atual.
O princípio de funcionamento é simples: iluminando o documento ou dinheiro com luz ultravioleta e possível ressaltar pormenores e a própria linha d'água que são invisíveis com iluminação normal.
O aparelho também ajuda a detectar impressões digitais de pessoas que toquem em objetos marcados, em casos de sequestros por exemplo.
Basta "sujar" o dinheiro de um sequestro com sais de estrôncio, que então marcam os dedos das pessoas que o manuseiam iluminando os dedos das pessoas detidas com radiação ultravioleta do aparelho descrito, os dedos se tornam fluorescentes, como prova inegável do crime.
Veja que o aparelho que descrevemos trabalha com radiação de baixa intensidade, do tipo “luz negra” usada em festas e bailes e que é totalmente inofensiva.
O circuito consta de um inversor a pilhas que alimenta uma lâmpada de 2 a 7 watts, conforme a disponibilidade do montador.
Na figura 1 temos o diagrama completo do inversor para lâmpada ultravioleta.
O transformador tem enrolamento de 110/220 V ou só 220 V, pois a tomada de 110 V permanece desligada, e secundário de 6+ 6 V com corrente entre 250 e 500 mA.
O transistor deve ser montado num radiador de calor e o trimpot deve ser ajustado para se obter maior rendimento ou intensidade de radiação com a lâmpada usada.
Para provar o aparelho ilumine no escuro uma folha de papel comum e alguns objetos de plástico do tipo botão, que devem aparecer “fluorescentes”.
Experimente com diversos objetos. Para usar basta aproximar o objeto que se deseja examinar sob luz ultravioleta e ligar a unidade.
SEMICONDUTORES
Q1 - BD135 - transistor NPN de potência
RESISTORES
P1 - 47 k - trimpot
R1 - 1k - resistor (marrom, preto, vermelho)
CAPACITORES
C1 - 10 nF - capacitor cerâmico ou poliéster
C2 - 47 nF - capacitor cerâmico ou poliéster
CS - 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico
DIVERSOS
X1 - lâmpada ultravioleta (luz negra) de 2 a 7 watts (atenção: não servem as lâmpadas de apagadores de memórias que são de alta intensidade - as lâmpadas usadas neste aparelho são escuras).
B1 - 4 pilhas médias ou grandes
S1 - Interruptor simples
T1 - transformador - ver texto
Caixa para montagem, conectores para a lâmpada, fios, solda, suporte de pilhas, etc.