Este é o primeiro artigo que publicamos mostrando como montar o Nervo teste. A versão é de 1976 e outras vieram, pois nas edições impressas o público se recicla e sempre existem novos leitores que não possuem as edições anteriores. Este artigo é bem didático com explicações importantes para os iniciantes.
Trata-se de um jogo bastante simples em que o participante tenta passar uma argola sem esbarrar num arame tortuoso. Se ocorrer algum toque da argola no arame, uma lâmpada acenderá e o jogador será desclassificado.
Vence quem conseguir levar a argola até o final do arame e retirá-la sem “deixar" a lâmpada acender, isto e, sem encostar um no outro. É, portanto, um jogo de habilidade manual, de auto-controle.
Para acusar os mínimos esbarros da argola no arame, utilizamos um circuito eletrônico que, ao mínimo contacto, por mais imperceptível que seja, que uma lâmpada acenda e assim se mantenha por alguns segundos, o tempo suficiente para que o jogador seja “pilhado” na sua falta e desclassificado.
Como as montagens desta série visam principalmente os jovens experimentadores, que pouco conhecimento tenham das técnicas de montagem, soldagem e interpretação de diagramas, damos uma descrição bastante pormenorizada do projeto.
Assim, ao lado do reduzidíssimo número de componentes, que podem ser conseguidos com extrema facilidade, fornecemos toda a orientação para que essa montagem possa ser realizada com tranquilidade.
Iniciaremos com a relação das ferramentas necessárias à montagem que são as que normalmente são usadas em trabalhos de eletrônica. O principiante interessado em montar sua oficina pode partir desta lista caso deseje seguir neste “hobby".
Para esta montagem você precisará dispor de:
- Um ferro de soldar (soldador) de pequena dissipação (no máximo de 30 Watts) e solda comum 60/40 de 1 ou 1,2 mm de diâmetro. Essa solda pode ser adquirida a metro em qualquer casa de material eletrônico. Um metro bastará para esta montagem.
Um alicate de pontas para segurar os componentes quando da sua soldagem ou para dobrar seus terminais quando necessário.
Um alicate de corte lateral para cortar os excessos dos terminais dos componentes e os fios de ligação.
Uma chave de fendas pequena, para fixar componentes e acessórios por meio de parafusos.
Um canivete ou lâmina fina para descascar fios, etc.
Além disso, alguns conhecimentos básicos deve ter o montador. Assim, você precisa ter noções de:
Como soldar componentes simples: aqueça bem o soldador, estanhe sua ponta e aplique o calor do soldador na junção dos componentes. Coloque um pouco de solda e deixe que ela flua até envolver o local da junção.
Como acompanhar as instruções e os desenhos fornecidos. Neste caso, bastará apenas um pouco de atenção já que todos os pormenores são dados.
Como identificar os componentes desta montagem conforme o texto.
Também não haverá problemas pois os desenhos facilitarão bastante.
Você não deve:
Tentar realizar a montagem sem ler completamente o texto, principalmente se esta for sua primeira montagem.
Usar componentes que sejam diferentes dos que os especificados.
Inverter os componentes ou modificar suas ligações conforme sua vontade.
Alimentar o circuito com tensão diferente da especificada.
OS COMPONENTES
Os componentes eletrônicos propriamente ditos, que são poucos, podem ser analisados da seguinte maneira:
Q1 - Transistor 2SB175 ou 2SB75
Este transistor pode ser encontrado com facilidade em casas de materiais eletrônicos. Para este tipo de transistor a disposição dos terminais é feita conforme mostra a figura 1.
Entretanto, existem transistores equivalentes, ou seja, de outros tipos, mas que exercem as mesmas funções, que podem ser usados em seu lugar.
Entre eles citamos o AC188 e o PB6004. Para estes, entretanto, a disposição dos terminais é outra e deve ser rigorosamente observada na montagem.
C1 - Capacitor eletrolítico de 470 uF © 12 Volts - Este componente é polarizado, isto é, possui uma marcação de polaridade, positivo e negativo, que deve ser observada quando da sua ligação.
Podemos encontrar estes componentes em dois tipos de invólucros: com terminais axiais e com terminais paralelos (figura 2).
Os dois tipos podem ser usados indistintamente, se bem que o projeto original tenha sido baseado no tipo de terminais paralelos, conforme mostraremos adiante.
Para este caso, componentes equivalentes também poderão ser usados. São eles os Capacitores eletrolíticos de 470 uF ou 680 uF para tensões sempre maiores que 12 Volts.
R1 - Resistor de carvão de 4,7 k x 0,5 Watt - Este componente é dos mais comuns e baratos, não havendo qualquer dificuldade para sua obtenção em casas de materiais eletrônicos. Em lugar de 0,5 Watt, podem ser usados equivalentes de 1/8, 1/4 e mesmo 1 Watt.
L1 - Lâmpada para 6 Volts © 50 mA Philips 7121D - Esta lâmpada poderá ser obtida com facilidade nos revendedores de componentes Philips, se bem que tipos equivalentes possam ser usados. A corrente é, no caso, o fator mais importante que deve ser mantido: 50 mA.
Obs. Pode ser usado um LED em série com um resistor de 470 ohms
B1 - Bateria de 6 Volts - Essa bateria é formada pela ligação de 4 pilhas pequenas em série. O suporte para a colocação de 4 pilhas em série pode ser encontrado em qualquer casa de material eletrônico.
MATERIAL NÃO ELETRONICO
Soquete para a lâmpada - o tipo de cerâmica não é facilmente encontrado.
Neste caso, o tipo metálico de rosca poderá ser usado em seu lugar. As ligações para ambos os casos são mostradas na figura 3.
A ponte de terminais normalmente é adquirida em barras de meio metro ou um metro, devendo ser cortada de modo a ficar com o número de terminais exigidos para esta montagem. O restante pode ser guardado para futura utilização.
As pontes de terminais com parafusos podem ser encontradas em dois modelos básicos, conforme mostra a figura 4.
O primeiro é de plástico rígido ou cerâmica e já apresenta o número de terminais necessário. O segundo é de plástico e deve ser cortado de modo a apresentar dois terminais conforme exige esta montagem.
Como base para a montagem do conjunto usamos uma folha de acrílico de 6 x 11 cm. Entretanto, outros materiais isolantes podem ser usados como o PVC, a madeira, etc.
Como demais acessórios citamos os parafusos de 1/8" que podem ser curtos (1/4") e mais compridos (3/4"), conforme o componente ou acessório que deve ser fixado. Os grandes, por exemplo, são usados na fixação da ponte de terminais com parafusos e do suporte da lâmpada.
Fios AWG de 20 ou 24.
MONTAGEM
Comece a montagem pela fonte de alimentação, fixando o suporte das pilhas e a ponte de terminais de sua ligação numa base de madeira (figura 5).
Em seguida, prepare a base do aparelho propriamente dito, fazendo sua furação com uma broca 9/64", ou conforme a espessura dos parafusos usados se forem diferentes.
Com os parafusos apropriados fixe na base o suporte da lâmpada, as pontes de terminais e os “pés" de plásticos, estes últimos optativos.
Aqueça cuidadosamente o soldador por uns 5 minutos e prepare-se para a soldagem dos componentes estanhando em primeiro lugar suas pontas. Para esta operação, esfregue um pouco de solda na ponta do soldador de modo que ela flua e a envolva formando uma capa brilhante de solda derretida.
Comece pelo capacitor eletrolítico, observando no desenho principal sua polaridade. Em seguida solde os terminais do transistor, observando sua identificação de acordo com o tipo e segurando-os com o alicate de ponta de modo a evitar que o calor do soldador atinja seu corpo (figura 6).
Finalmente, solde o resistor, cortando os excessos de seus terminais com o alicate de corte.
Completada esta fase, proceda à interligação dos componentes por meio do fio rígido, cortando-o em pedaços de dimensões apropriadas e descascando suas extremidades para a soldagem.
Uma vez terminada a fiação, proceda a preparação do arame tortuoso e da argola, soldando em cada um cabinho de uns 50 cm para sua conexão ao circuito.
Completada toda a montagem, faça a conexão da fonte ao circuito, observando sua polaridade (positivo e negativo) e a ligação do arame e argola aos terminais correspondentes.
Para provar o aparelho, encoste a argola no arame separando-os em seguida. A lâmpada deve acender e assim permanecer por alguns segundos, reduzindo em seguida seu brilho até apagar.
COMO FUNCIONA
O toque de argola no arame coloca em curto-circuito as armaduras do capacitor eletrolítico que se descarregam rapidamente (recordamos aos principiantes que a função básica de um capacitor é armazenar cargas elétricas em suas armaduras).
Depois de separados, o arame da argola, o capacitor começa a se carregar lentamente através do circuito de base do transistor e do resistor. Deste modo, a pequena corrente de base do transistor, que é a corrente de carga do capacitor provoca uma corrente muito mais intensa no circuito de coletor do transistor o que faz com que a lâmpada acenda e assim se mantenha até que determinada carga seja armazenada no eletrolítico (lembramos que a frase anterior justamente explica o comportamento básico de um transistor num circuito: amplificar corrente).
Cessando a carga do capacitor, cessa a corrente de base do transistor e com isso a corrente de coletor se reduz. A lâmpada apagará até que novo toque acidental venha a descarregar o capacitor.
O leitor deve perceber pelo princípio de funcionamento que, quanto maior for a capacitância do capacitor usado, por mais tempo a lâmpada permanecerá acesa após cada toque.
COMO JOGAR
O jogador deve tentar passar a argola pelo arame tortuoso até o seu final e trazê-la de volta sem deixar a lâmpada acender, ou seja, sem deixar um encostar no outro. Se isso acontecer o jogador será desclassificado sendo a vez do seguinte.
Vence quem conseguir, em primeiro lugar, ir e voltar com a argola até o fim sem deixar a lâmpada acender.