Seu sensível amplificador de áudio capta estações de. AM Seu sistema de som reproduz alguns sinais estranhos de estações de rádio, sinais telegráficos ou mesmo comunicações da polícia ou aviões? Não, não se trata de nenhum fenômeno "paranormal", mas sim de algo bastante comum (se bem que incômodo) e que tem explicações simples e também pode ser eliminado de maneira simples.
Circuitos de áudio sensíveis podem captar sinais de altas frequências (RF) e detectá-los com a sobreposição ao sinal que deve ser reproduzido.
Este fenômeno recebe o nome de "áudio retificação" e ocorre principalmente nas etapas de maior ganho como, por exemplo, as que trabalham com fonocaptores magnéticos ou cabeças leitoras de tape-decks.
Se ao colocar seu aparelho de som na posição de toca-discos ou tape-deck e sem nenhum sinal (fita ou disco) você ouvir o som baixinho (ou mesmo alto) de alguma rádio AM ou mesmo as comunicações de alguma estação de VHF (polícia ou aviões) das proximidades, é sinal que o problema existe.
Se nas proximidades de sua casa existir algum radioamador, também será possível que seus sinais sejam ouvidos no seu aparelho de som.
O QUE OCORRE
O sinal é captado pela fiação do aparelho ou entra pela própria rede de alimentação, que atua como antena, chegando então ao primeiro transistor amplificador.
A junção base-emissor deste primeiro transistor atua para este sinal como um diodo detector, quando então ocorre sua retificação com a extração da envolvente, que é a modulação.
O resultado é que "sobra" no circuito a modulaçã0, ou seja, a parte de áudio do sinal captado, que então será facilmente amplificada pelas etapas seguintes do aparelho.
Mas não é só o primeiro transistor que pode detectar os sinais de rádio captados pelo seu aparelho de som.
Soldas mal feitas e blindagens indevidamente aterradas também podem ajudar na captação e detecção dos sinais, devendo ser analisadas no caso da ocorrência do fenômeno.
COMO ELIMINAR
Além de uma verificação nas soldagens dos cabos de entrada de sinal, existem algumas soluções relativamente simples para o problema em questão, principalmente para os leitores que moram perto de fontes de sinais fortes (antenas de estações AM ou serviços públicos - figura 1).
A primeira solução consiste na ligação de um capacitor cerâmico em paralelo com a entrada, o qual oferecerá uma baixa impedância para o sinal captado, desviando-o para a terra.
O valor deste capacitor deve ser obtido experimentalmente e estará na faixa de 10 a 220 pF.
Valores maiores não devem ser utilizados pois afetam também o sinal de áudio a ser amplificado.
Outra solução, que pode ser usada em conjunto com o capacitor, consiste na utilização de um choque com núcleo de ferrite em série com a entrada de sinal, o mais próximo possível da base do primeiro transistor amplificador (ou integrado) que pode atuar como detector.
O valor deste componente está em torno de10 uH.
Na figura 2 temos uma sugestão de circuito da National para o caso específico do LM381 com um capacitor de 20 a 200 pF e um choque de RF de aproximadamente 10 uH.
A terceira solução, para o caso do sinal entrar via rede de alimentação, consiste em se ligar entre os dois cabos um capacitor de 100 nF x 600 V.
Este capacitor pode ser de poliéster.