Descrevemos mais uma montagem de nossa série didática que começou no ART4128 em que ensinamos a montar um simples fotômetro, baseados no nosso caderno de anotações dos anos 60. Usamos estes experimentos em nossas aulas, e depois com aperfeiçoamentos em diversos de nossos livros. A ideia básica que pode ser modificada pelos professores atende perfeitamente as recomendações da BNCC.
Para saber mais sobre o fotômetro usado neste experimento, sugerimos a leitura do ART4128 em que descrevemos sua montagem. Neste artigo de nosso caderno de anotações mantivemos a ilustração original que fazíamos “a mão”, pois na época o recurso do computador ainda era para poucos.
A aplicação num comparador de tons já foi sugerida no projeto do ART4128 em que descrevemos a montagem e aplicações, mas agora fornecemos os pormenores desta montagem para os professores e para os alunos que quiserem usar num trabalho escolar para feira de ciências, por exemplo.
O circuito se baseia no fato de que um objeto reflete a luz numa quantidade que depende de sua tonalidade.
Assim, podemos comparar se duas tintas foram preparadas corretamente para serem iguais pintando duas peças de papelão, por exemplo, e comparando a quantidade de luz que refletem.
Esse procedimento também serve para sabermos de dois papeis ou papelões coloridos têm exatamente a mesma tonalidade.
Na figura 1 temos então a figura original de meu caderno de anotações que mostra como o aparelho é usado.
Para maior precisão o LDR deve ser colocado num tubinho de papelão de modo a receber a luz apenas da superfície do objeto analisado.
A distância em que ele deve ser posicionado para a medida deve ser a mesma para os dois objetos comparados.
Circuitos de precisão de comparadores podem ser encontrados em nosso site, por exemplo, em: CIR487. CIR10864 e MIN575.