A montagem que descrevemos é didática, baseada no ART4128 em que ensinamos a montar um fotômetro, mas ela pode ser aperfeiçoada para usar fotômetros de maior precisão, com escala apropriadas a sua finalidade. Trata-se de mais um projeto de meu caderno de anotações dos anos 60 e que se encaixa perfeitamente nos novos programas de ensino de tecnologia ditados pela BNCC.

O circuito dado é muito simples o que permite seu uso no laboratório de química das escolas, inclusive com os aperfeiçoamentos do fotômetro dados no próprio ART4128, usando o multímetro.

Com ele o que fazemos é detectar a formação de substâncias numa reação química que ocorra num tubo de ensaio pela mudança de sua transparência, conforme já exploramos no ART4130 e ART4131.

A ideia é colocar no percurso da luz de uma fonte comum, que pode ser uma pequena lâmpada ou LED, até um sensor um tubo de ensaio com a substância que está passando por uma reação.

Na figura 1 de meu caderno de anotações dos anos 60 mostramos o circuito sendo usado na detecção da formação do carbonato de cálcio num tubo de ensaio.

 

Figura 1 – Usando o circuito
Figura 1 – Usando o circuito

 

A queda da corrente indicada pelo medidor mostra que a solução está se tornando turva pela formação da substância monitorada.

Na escola o experimento pode ser feito do de maneira muito simples, servindo para provar que ao respirar nosso sistema respiratório produz CO2 como resultado da combinação do oxigênio que respiramos com o carbono.

Ao soprar um canudinho o CO2 combina-se com a água onde dissolvemos cal (óxido de cálcio) formando assim o CaCO3 que turva a água.

É claro que os professores podem imaginar outros experimentos equivalentes em que ocorra a mudança da transparência da solução colocada no tubo.

O experimento pode ser associado às disciplinas relacionadas com a química, física e biologia.