Este artigo é de 2008. Verifique a disponibilidade do componente antes de escolhê-lo para um novo projeto.
O circuito integrado LM5010 consiste num regulador de tensão chaveado do tipo step-down (abaixador), com uma capacidade de corrente de saída que chega aos 1 A. Sua freq6uência de chaveamento chega aos 1 MHz e o rendimento numa aplicação com 15 V, por exemplo, pode alcançar os 90%.
Além disso, ele possui shuit-down térmico e a saída pode ser ajustada em tensão dentro de uma ampla faixa de valores utilizando-se para essa finalidade um simples divisor resistivo.
Este componente é projetado para substituir LEDs por lâmpadas incandescentes de filamento duplo nos sistemas de freio/sinalização de lâmpadas traseiras para automóveis.
Numa aplicação prática quando o circuito é alimentado, a corrente nos LEDs de sinalização é fixada em 300 mA. Quando a entrada Brake é acionada, o circuito muda a alimentação dos lEDs para 900 mA. Uma aplicação completa com o circuito prático para esse componente pode ser baixa no site da National (www.national.com) bastando digitar o nome do componente no Search.
A tensão de entrada do circuito pode ficar entre 8 e 40 V o que torna esse circuito utilizável em carros comuns e caminhões, com baterias de 8 V a 16 V e outros veículos que façam uso de baterias duplas cuja tensão pode variar entre 16 V e 32 V.
O circuito também permite um controle de brilho dos LEDs através da entrada PWM, o que é uma opção interessante. Na figura 1 temos o circuito básico de aplicação do LM5010.
A gama de aplicações deste componente é ampla, citando-se a alimentação de LEDs em sistemas embarcados, sistemas de telecomunicações como regulador secundário, e em reguladores de uso geral de alta eficiência.
Principais destaques:
- Faixa de tensões de entrada: 8 a 75 V
- Corrente de vale (limite): 1,25 A
- Freqüência de comutação: até 1 MHz
- Chave buck de canal N integrada
- Gerador de partida integrado
- Não exige loop de compensação externa
- Resposta ultra rápida a transientes
- A freqüência de operação se mantém constante com variações da linha e da carga
- Saída ajustável
- Shutdown térmico
Na figura 2 temos um gráfico com as características desse componente.