Em seu Application Note AN-702, a Analog Devices (www.analog.com) descreve um modo de seu usar o ADT7461 que consiste num monitor digital de temperatura, numa aplicação multicanal, conforme o diagrama mostrado na figura 1.
Nessa aplicação é usado o ADC729, que é um multiplexador digital para comutar quatro transistores colocados como sensores de temperatura.
O circuito integrado ADT7461 é capaz de medir temperaturas de um sensor externo com uma precisão de 1° C, comunicando os resultados da medida a um hospedeiro externo através de uma linha de dados SMBus.
Uma aplicação possível para esse sistema é o monitoramento de diversos pontos de um PC, por exemplo, memória, placa gráfica, microprocessador, etc.
Nesse caso, tanto o MUX como o ADT7461 são controlados via interface SMBus. Os transistores utilizados como sensores podem ser tipos PNP de uso geral como os 2N3906. O emissor de cada transistor é ligado a uma das chaves ao mesmo tempo em que a base e o coletor são ligados na chave correspondente da chave digital.
A operação do sistema é a seguinte: o ADT7461 é ajustado continuamente pelo hospedeiro para monitorar a temperatura dos sensores. O hospedeiro faz isso pelo MUX via SMBus, conectando um sensor remoto de cada vez. O valor lido é armazenado nos registros on-chip e depois lido pelo hospedeiro também via SMBus.
Se necessário, o ADT7461 pode usar a saída ALERT para enviar um sinal caso a temperatura medida em qualquer sensor ultrapasse determinado valor. Esse sinal pode ser empregado para interromper algum processo ou acionar um sistema de proteção com, por exemplo, uma ventoinha. Mais detalhes sobre o hardware desse sistema e também sobre o software podem ser obtidas no Application Note original, disponível no site da Analog em formato PDF.
Na figura 2 temos o diagrama de blocos do ADT7461.