Este amplificador operacional com entradas e saídas rail-to-rail (RRIO) da Texas Instruments foi anunciado em outubro de 2017, Trata-se de um amplificador operacional de 250 MHz CMOS que pode ser alimentado por tensões de 2,5 V a 5,5 V. Veja mais sobre este componente neste artigo.
ART1070S
As informações dadas a seguir são do próprio datasheet que pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tlv3544-q1.pdf . No link https//br.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-tlv3544-q1-op-amps/ podem ser obtidas algumas informações adicionais e de como obter este componente na Mouser Electronics.
Começamos por dar o diagrama simplificado e a pinagem na figura 1.
As características deste componente tornam altamente indicado para aplicações automotivas, mas ele pode ser usado como amplificador no sensoriamento de corrente, vídeo, controle de motores, etc.
A corrente de saída é de 100 mA e a corrente de polarização de entrada de apenas 3 pA. A corrente quiescente é de 5,2 mA (max).
A faixa passante para ganho unitário é de 250 MHz e tanto a saída como a entrada têm excursões do terra até a tensão de alimentação (rail-to-rail).
No datasheet podem ser obtidas informações adicionais como tabelas sobre as condições de funcionamento, máximos absolutos e gráficos de desempenho.
A figura 2 mostra o diagrama de blocos funcionais deste componente.
A seguir damos algumas aplicações práticas para este componente.
O primeiro circuito, mostrado na figura 3 é de um driver para diodo Laser funcionando com apenas 5 V e fornecendo uma corrente de 200 mA.
A figura 4 mostra como ligar em paralelo amplificadores operacionais de modo a se obter maior corrente para a excitação de uma carga, no caso um diodo Laser.
A figura 5 mostra o uso do TLV3544 como amplificador de vídeo com linha de 75 ohms.
Na figura 6 temos o uso do TLV3544-Q1 como driver RGB para cabo.
A figura 7 mostra um amplificador de transimpedância usando o TLV3544, operando como um amplificador para foto-diodo.
Completamos a série de aplicações disponível no datasheet do componente com um amplificador de trasimpedância com fonte simétrica. Para este circuito a fonte é de 2,5 + 2,5 V.
No datasheet podem ainda ser encontradas informações sobre cálculos dos componentes nos diversos circuitos e indicações para um layout de placa.