Com este aparelho você pode investigar fontes de luz moduladas ou até usar uma luz fluorescente modulada eletronicamente como telégrafo óptico. Apontando para fontes de luz distantes, você poderá descobrir algum tipo de modulação e eventualmente o transporte de mensagens. Enfim, trata-se de um aparelho que traduz variações rápidas de brilho de uma fonte luminosa em sons.
Teorias modernas supõem que civilizações distantes estariam modulando fontes poderosas de LASER e até mesmo a luz de estrelas para transmitir mensagens.
Se você quiser poderá experimentar apontar o sensor deste aparelho para o céu e, eventualmente descobrir uma dessas fontes, tentando decifrar suas mensagens.
Na figura 1 temos o diagrama completo do pesquisador, que também podem ser usado em experimentos de óptica no laboratório de física da escola.
A disposição dos componentes numa ponte de terminais é mostrada na figura 2. O transistor Q2, na verdade, pode ser qualquer NPN de uso geral e com a inversão da polaridade da bateria e do foto-transistor também podem ser usados tipos PNP.
O fone deve ser magnético de ata impedância ou então um pequeno alto-falante comum transformador de saída, ligado conforme mostra a figura 3.
A alimentação do aparelho é feita por duas pilhas pequenas e o foto-transistor pode ser de qualquer tipo. Para obter maior diretividade para seu aparelho, monte o foto-transistor um tubinho e coloque uma lente na frente.
Outra possibilidade consiste em montar o foto-transistor junto a ocular de um telescópio, ou mesmo luneta para uma pesquisa especial de fontes moduladas.
Q1- Fototransistor de qualquer tipo
Q2- BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral
- S1 - Interruptor simples
B1- 3 V - duas pilhas pequenas
FONE - fone de ouvido de alta impedância
Diversos: suporte de pilhas, ponte de terminais, fios, solda, etc.