Você pode montar sua própria lâmpada de LEDs simples, usando até 5 LEDs brancos de alta luminosidade com o circuito que descrevemos a seguir.

Este circuito aproveita a reatância capacitiva de um capacitor, cujo valor dependerá do brilho desejado. Para LEDs comuns com correntes até uns 100 mA, recomendamos experimentar valores entre 100 nF e 1 µF.

Deve ser usado um capacitor de poliéster com tensão de trabalho de pelo menos 250 V se a tensão da rede de energia for de 110 V. Se a tensão da rede for de 220 V, deve ser usado um capacitor de pelo menos 350 V.

Não use capacitores de outros tipos.O diodo em paralelo com o LED pode ser qualquer um do 1N4004 ao 1N4007. Este diodo impede que o LED seja polarizado no sentido inverso com uma tensão maior do que 5 V.

Na figura temos o circuito e a montagem. Nesta figura aparece um LED apenas, mas podem ser ligados até 5 LEDs em série, sem problemas. Para mais LEDs devem ser feitos testes. Em alguns casos, este número pode chegar até 10.

 

Figura 1 - Lâmpadas de LEDs
Figura 1 - Lâmpadas de LEDs

 

Na figura ligamos os LEDs a uma tomada, caso em que poderemos elaborar uma pequena luminária, mas em lugar da tomada podemos fazer uma adaptação para um soquete.

Também podemos embutir o circuito num interruptor de parede, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 - Usando o circuito como indicador de interruptor
Figura 2 - Usando o circuito como indicador de interruptor

 

Na montagem, tenha cuidado com a polaridade do diodo e do LED.

Na figura 3 temos o circuito para 3 LEDs.

 

Figura 3 - Circuito para 3 LEDs
Figura 3 - Circuito para 3 LEDs

 

 

LED1 - LED comum branco ou de outra cor (ou mais LEDs)

C1 - 100 nF a 1 µF - capacitor de poliéster - ver texto

D1 - 1N4004 a 1N4007 - diodo

Diversos:

Fios, solda, etc.