Este circuito pode ser usado em decoração, para dar efeitos especiais em brinquedos e até mesmo chaveiros ou no painel de um carro para simular um alarme.
A base do projeto é um circuito integrado CMOS TLC7555, que é o equivalente do 555 convencionais numa tecnologia de características de baixo consumo e elevada impedância de entrada.
Com este circuito podemos fazer com que um LED pulse em intervalos regulares com um consumo extremamente baixo, o que significa que as pilhas terão grande durabilidade.
No nosso circuito, o intervalo entre as piscadas é determinado por R2 e a duração por R1. A frequência é é controlada por C1 que pode ser alterado na faixa de 1 a 100 µF, conforme a aplicação.
Na figura 1 temos o diagrama completo deste pisca-pisca.
Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.
O LED pode ser de qualquer cor, mas se a alimentação for de 3 V, o vermelho é mais aconselhável. O diodo admite equivalente e o circuito integrado pode ser instalado em soquete.
Um 555 convencional também pode ser usado para alimentações de 5 V ou mais, mas o consumo será maior.
Para provar o aparelho basta ligar a alimentação. É conveniente manter a relação de valores dos resistores maior que 10 para 1 para se obter o mínimo de consumo.
D1- 1N4148 ou equivalente - diodo
LED - LED comum
R1- 22k ? x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, laranja
R2 - 220 k ? x 1/8 W- resistor - vermelho, vermelho, amarelo
R3 - 47 ? x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, preto
C1 - 10 µF - eletrolítico
C2 - 47 µF - eletrolítico
B1- 3 a 6 V - 2 a 4 pilhas
S1 - Interruptor simples
Diversos:
Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.