Este aparelho magnetiza instantaneamente pequenas ferramentas ou peças de metal ou outro material que seja capaz de reter o magnetismo.
O princípio de funcionamento é simples: carrega-se um capacitor com alta tensão e depois descarrega-se este capacitor através de uma bobina, a qual cria um forte campo magnético instantâneo capaz de imantar os objetos que estejam em seu interior.
O circuito opera ligado diretamente na rede de energia de 110 V ou 220 V o que significa que o leitor deve ter muito cuidado no seu manuseio assim como na montagem.
A descarga do capacitor ‚ bastante forte provocando um "estalo" que pode até assustar. Uma chave de boa capacidade de corrente deve ser usada para evitar que seus contactos queimem nestas descargas.
Na figura 1 temos o diagrama completo do magnetizador.
Na figura 2 damos a disposição dos componentes que são soldados numa ponte de terminais.
A bobina X1 consiste em 50 a 100 voltas de fio comum ou esmaltado grosso num carretel de transformador. Pode ser aproveitado o enrolamento de baixa tensão (5 a 12 V) de um transformador cujo primário esteja queimado.
Ele nem sequer precisar ser retirado, a não ser que esteja em curto. Basta desmontar o transformador, tirando seu núcleo de ferro laminado com cuidado.
O diodo ‚ o 1N4004 ou 1N4007 conforme a rede seja de 110 V ou 220 V e o capacitor pode ter qualquer valor entre 10 e 100 µF. Para a rede de 110 V a tensão mínima de trabalho recomendada é 200 V e para 220 V a tensão mínima é de 350 V. Sua polaridade deve ser observada cuidadosamente.
O resistor R1 é de fio com 5 a 10 W de dissipação e a chave S1 deve ser do tipo reversível de 1 pólo x 2 posições. Uma chave de 2 pólos pode ser usada aproveitando-se apenas uma seção.
Para usar o aparelho, ligue-o à rede de energia e passe a chave S1 para a posição de carga (car). Depois, espere alguns segundos e passe para a posição de magnetizar (mag). O objeto a ser magnetizado já deve estar no interior de X1.
Ao passar a chave para esta posição ocorre um forte estalo e o campo magnético é aplicado ao objeto. Veja se ele foi magnetizado. Se não, repita algumas vezes a operação de carga e descarga.
Se o objeto não "aceitar" magnetização, o material de que ele é feito pode ser de tipo não magnetizável.
Semicondutores:
D1 - 1N4004 ou 1N4007 - diodo de silício
Resistores:
R1 - 10 k ? x 10W - fio
Capacitores:
C1 - 10 a 100 µF x 200/350V - eletrolítico - ver texto
Diversos:
S1 - Chave de 1 pólo x 2 posições
X1 - Bobina magnetizadora - ver texto
Ponte de terminais, cabo de alimentação, caixa para montagem, fios, solda, etc.