Com este circuito simples podemos acender lâmpadas fluorescentes de 4 a 20 W usando quatro pilhas grandes ou ainda uma bateria de 12 V. Também podemos usar fontes alternativas formadas por células solares, dínamos ou outras, desde que forneçam uma corrente míniuma da ordem de 500 mA.

Até mesmo lâmpadas fluorescentes que já não acendem mais na rede de 110 V ou 220 V, por estarem fracas, podem ser usadas neste circuito. No entanto, dado o rendimento do circuito o brilho será menor do que na aplicação normal.

O circuito consiste num oscilador que opera em torno de 1 kHz e como a saída não é senoidal, podem ocorrer picos maiores do que 200 V que, facilmente ionizam o gás mesmo de lâmpadas fracas. Na figura 1 temos o circuito completo do inversor.

 

Figura 1 - Circuito completo do inversor
Figura 1 - Circuito completo do inversor

 

O transformador é do tipo encontrado em pequenas fontes de alimentação com primário de acordo com a rede local e secundário de 5 a 9 V com corrente de 300 a 500 mA. O transistor deve ser dotado de radiador de calor. Na figura 2 temos a montagem com base numa ponte de terminais.

 

Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais
Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais

 

O capacitor C2 eventualmente deve ser alterado para se obter o melhor rendimento. Em série com R1 podemos ligar um potenciômetro de 10 k (usando R1 = 1k) e assim ajustar o circuito pêra o melhor rendimento, conforme o transformador e a lâmpada.

 

Q1- TIP32 - Transistor PNP de potência

X1- 4 a 20 W - lâmpada fluorescentes

R1- 1 k Ω a 10 k Ω x 1/8 W - resistor - ver texto

C1 - 10 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

C2 - 47 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

T1- Transformador - ver texto

Diversos: ponte de terminais, fios, bateria ou pilhas com suporte para alimentação, radiador de calor para o transistor, solda, etc.