Os transistores de efeito de campo de potência (Power MOS) podem controlar corrente intensas a partir de correntes extremamente baixas aplicadas à compota, dada sua elevadíssima impedância de entrada.
Nestas condições, a corrente que passa pelos dedos de quem toca num sensor, é que é insuficiente para causar choque, pode comutar cargas relativamente grandes, com correntes da ordem de ampères, ligando-as ou desligando-as com facilidade.
O circuito dado na figura 1 pode controlar cargas de vários ampères, dependendo apenas dos MOSFET usado. A tensão deve ser de 6 a 15 V, observando-se que existe uma queda de tensão n o transistor.
Evidentemente, a fonte de alimentação deve ser isolada da rede, se não for usada bateria para alimentação.
A carga poderá ser constituída por solenóides, motores, lâmpadas, elementos de aquecimento ou mesmo outros aparelhos eletrônicos.
Na figura 2 temos a montagem feita numa ponte de terminais.
O MOSFET de potência pode ser o IRF630 ou IRF640 para correntes até 5 A. Os resistores são de 1/8 W e o sensor consiste em duas regiões cobreadas de uma plaquinha com o formato indicado na figura ou outro. Essas regiões devem ser tocadas simultaneamente.
O acionamento é momentâneo, o que quer dizer que a carga permanece acionada somente durante o tempo em que os dedos são apoiados no sensor.
R1 - 100k ?- resistor - marrom, preto, amarelo
R2 - 10 M ? - resistor - marrom, preto, azul
X1- Sensor - ver texto
Diversos:
Ponte de terminais, radiador para o transistor, fonte de alimentação, fios, solda, etc.