Esta dica mostra como o multivibrador em rampa da dica 46 pode ser usado para gerar uma tensão PWM controlada. O multivibrador em rampa opera como descrevemos, gerando uma rampa positiva. Um segundo comparador compara a tensão instantânea da rampa com a tensão de entrada para gerar uma saída PWM, conforme mostra a figura 1. Quando a rampa parte, ela está abaixo da tensão de entrada e a saída do segundo comparador é colocada no nível alto iniciando o pulso PWM. A saída permanece alta até que a tensão da rampa ultrapassa a entrada, quando então a saída do segundo comparador vai ao nível baixo encerrando o pulso PWM. A saída do segundo comparador permanece no nívelo baixo até o que venha o segundo pulso. Quando este pulso retorna a zero tem início um novo ciclo de funcionamento.
Na figura 2 temos o circuito utilizado para gerar o sinal do PWM proposto nesta dica.
Para projetar o gerador PWM inicie com o projeto do multivibrador em rampa conforme descrito em dica anterior. Escolha as tensões limiares alta e baixa e o elo de realimentação.
Nota: o circuito vai produzir um ciclo ativo de 0% para tensões abaixo do limiar do multivibrador. Uma tensão de entrada maior do que a tensão limiar alta vai produzir um ciclo ativo maior do que 100%.