Um sinal PWM pode ser usado para criar um conversor Digital –para –Analógico (DAC) com poucos componentes externos. A conversão de formas de onda PWM para sinais analógicos envolve o uso de um filtro passa-baixas. Para eliminar as harmônicas indesejáveis causadas por um sinal PWM, a freqüência PWM (Fpwm) deve ser significativamente mais alta do que a largura da faixa (Fbw) do sinal analógico desejado. A equação abaixo mostra essa relação.
Os componentes R e C do circuito da figura 1 são obtidos a partir da seguinte equação:
Escolha um valor para R baseado na capacidade de excitação e então calcule o valor necessário para C. A atenuação da freqüência PWM para um determinado valor RC é dada pela equação abaixo:
Se a atenuação calculada nessa equação não for suficiente então K deve ser aumentado na primeira equação. Para atenuar de modo suficiente as harmônicas, pode ser necessário usar valores de capacitores menores ou resistores de valores mais altos. Qualquer corrente drenada vai afetar a tensão no capacitor. Com o acréscimo de um amplificador operacional, a tensão analógica pode ser buferizada e e com isso a corrente drenada será fornecida pelo amplificador operacional e não pelo capacitor de filtro. Para mais informações sugerimos consultar o documento AN539 (Using PWM to Generate Analog Output). No site da Microchip também podem ser encontradas informações sobre o software a ser utilizado nesta aplicação.