Na transmissão de dados por fio e sem fio, o sinal de dados pode estar sujeito a offsets de Tensões Contínuas que o desviam de seu valor real devido a problemas de temperatura, correntes de terra e outros fatores no sistema. Quando isso ocorre, usar uma simples comparação de nível para recuperar os dados não é possível, porque o desvio DC pode exceder a amplitude pico-a-pico do sinal. O circuito tipicamente usado para recuperar o sinal nessa situação é denominado fatiador de dados ou usando o termo inglês “data slicer”. Na figura abaixo temos um circuito deste tipo.




O circuito mostrado na figura opera comparando o sinal de entrada com uma referência deslizante derivada do valor DC médio do sinal que chega. O valor médio é obtido usando um filtro passa baixas simples (R1 e C1). A freqüência de canto do filtro RC deve ser alta o suficiente para ignorar as transições de nível dos dados no sinal e baixa o suficiente para passar os dados que devem ser transferidos.


Os resistores R2 e R3 são opcionais. Eles proporcionam uma leve polarização para a referência, tanto alta como baixa, para dar preferência ao estado da saída quando nenhum dado estiver sendo recebido. R2 vai polarizar a saída baixa enquanto que R3 vai polarizar a saída alta. Somente somente um resistor deve ser usado de cada vez e seu valor deve ser pelo menos de 50 a 100 vezes o valor de R1.